TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Tema 1

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

 NOME

 RA

Atividade de Autodesenvolvimento

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Ciências Sociais

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.[pic 3]

  1. Sumaré em meados do século XVIII, era conhecida como a Vila de São Carlos das Campinas. Ao seu redor foi surgindo as sesmarias, que eram grandes porções de terras que o governo imperial concedia a pessoas que tinham privilégios pelo império português no Brasil. Sumaré tem a sua origem vinculada as sesmarias. As mais antigas referências à região do Quilombo, há mais de 200 anos, são encontrados em documentos de doação das sesmarias.

No ano 1920, o povoado já contava com energia elétrica, posto policial, iluminação pública, cartório, escola, serviço telefônico, igreja matriz, subprefeitura e pronto socorro. Mais só em 1934 o serviço de abastecimento de água foi.

Sumaré, em seu começo era conhecida como Quilombo. Com a construção da passagem da estrada de ferro, o Quilombo passou a ser chamado de Rebouças. O nome Sumaré se deu em 1945 através de um plebiscito, e seu nome vem de uma orquídea típica dessa região. O nome da orquídea Sumaré foi escolhida dez anos antes da emancipação politico administrativa do município, que conquistaria a sua independência de Campinas no 1° de janeiro de 1953. Sumaré é elevado à condição de Comarca no ano de 1964.

  1. Nas suas culturas, destaque para a produção de café, também com as fazendas e povoado formados, no dia 26 de julho de 1868 foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora de Sant’Ana, que se tornou marco da fundação de Sumaré, em  1875 foi inaugurado a Estação Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a Estação recebeu o nome de um dos maiores engenheiros brasileiros, Antônio Pereira Rebouças Filho.
  1. A Capela dedicada à Nossa Senhora de Sant’Ana, construída em 26 de julho de 1868, além de ter se tornado um símbolo histórico de Sumaré também é um lugar de constate movimento pelo os fies da cidade.

[pic 4]

  1. Avaliação de como cultura nacional e a cultura em rede se fazem presentes no cotidiano da cidade. Em questão da cultura nacional o que mais influencia a cidade de sumare é o dia 07 de setembro
  1. Referências bibliográficas.

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acesso em: 18 jun. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (443.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com