TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibiografia James Clarke

Por:   •  12/7/2017  •  Bibliografia  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO RENE BARBOUR

FACULDADE DE ARQUITETURA E ENGENHARIAS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

DISCIPLINA: FÍSICA IV

PROFESSOR: Dr. MARCOS PRADO

ELLEN CAROLINE SILVA

TALITA APARECIDA FERREIRA DE CAMPOS

 BIBLIOGRAFIA SOBRE JAMES CLERK MAXWELL (ELETROMAGNETISMO)

BARRA DO BUGRES-MT

2017

James Clerk Maxwell

James Clerk Maxwell (1831-1879) foi um dos maiores físicos de todos os tempos. Estudou na Inglaterra chegando a ocupar a cadeira de física de Cavendish na Universidade de Cambridge em 1874. Cinco anos depois, morreu de câncer, aos 48 anos.

Aos 18 anos realizou seu primeiro trabalho cientifico estudando a visão das cores. Obteve, pela primeira vez, uma fotografia colorida utilizando o método das três cores, adotando como cores primárias o vermelho, o verde e o azul.

Dos 24 aos 28 anos dedicou- se ao estudo dos anéis de Saturno. Concluiu que eles eram constituídos de multidões de pequenos corpos, em vez de um único anel homogêneo e fluido, como se acreditava na época. Ainda nessa época, passou a dedicar-se ao eletromagnetismo e á termodinâmica.

Maxwell foi um dos idealizadores da Teoria Cinética dos Gases, completada em 1868 com os trabalhos de Boltzman. Desde 1860 utilizava métodos estatísticos, obtendo a distribuição estatística da velocidade das moléculas de um gás. Demonstrou que essa velocidade era função da temperatura e que a energia térmica era ’’armazenada “num gás por causa da velocidade de suas moléculas”.

Mas o seu trabalho mais notável, que o equipara a Newton e a Einstein, foi realizado no estudo do eletromagnetismo. Maxwell utilizou o conceito de linhas de força, criado por Faraday, e o comparou com o fluxo de líquidos incompressíveis.

Desse estudo, deduziu um modelo para a descrição dos fenômenos eletromagnetismo ate então conhecidos. A partir de uma analogia com as ondas mecânicas transversais em meios elásticos, Maxwell determinou a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo, obtendo um valor muito próximo ao da velocidade da luz. Esse resultado deu a ele a certeza de que a luz era uma ondaeletromagnética transversal que se propagava num meio hipotético – o éter. Seu estudo foi concluído com um conjunto de equações que fundamentam o eletromagnetismo, conhecido como equações de Maxwell, e lhe permitiu prever a existência de ondas eletromagnéticas (Gaspar, 2000).

Sua Contribuição no eletromagnetismo.

A teoria do eletromagnetismo foi sua obra-prima. “Maxwell conseguiu pensar e descrever matematicamente os fenômenos elétricos e magnéticos com um só grupo de fórmulas, as chamadas equações de Maxwell”, que explica, em suas relações, com a união dos fenômenos elétricos e magnéticos. Lançavam-se as bases de toda a teoria do eletromagnetismo, e as equações de Maxwell ainda hoje auxiliam, em sua forma original, tanto para o projetista de antenas como o estudioso da teoria da relatividade, além disso, prepararam o caminho para a invenção do rádio.

Maxwell reuniu as descobertas de Ampére, Faraday, Lenz e Gauss, que descreveriam fenômenos elétricos e magnéticos, e acrescentou sua contribuição fundamental: a hipótese de que a variação de um campo elétrico poderia produzir um campo magnético induzido. Ao fazer isso, Maxwell sintetizou as leis do magnetismo em quatro equações que descrevem as relações entre campos elétricos e magnéticos e suas fontes, formando a base do eletromagnetismo.

As teorias de Maxwell também teve impactos nas áreas de comunicação (suas teorias sobre eletricidade e magnetismo deram espaço para  o  uso  do  eletromagnetismo  na  transmissão  de rádio  e  TV ),  termodinâmica  (ele  foi  um  dos  fundadores  da  teoria  cinética  dos gases),  fotografia  (elaborou  teorias  sobre  a  percepção  das  cores  e  inventou   o processo  tricromático  de  cores,  permitindo  o  avanço  nesta  área), engenharia (foi o primeiro  a  calcular tensões no arco e moldurado e em pontes suspensas), energia  nuclear  (seus  conceitos  de  eletromagnetismo  foram  a  base  para  a teoria da relatividade de Einstein) e também na matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (317.6 Kb)   docx (223.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com