TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPITAL INTELECTUAL: GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR

Por:   •  15/2/2018  •  Ensaio  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

CAPITAL INTELECTUAL: GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR

Francisca Ivaneide Oliveira de Sousa

Pós graduando em Auditoria e Controladoria no Instituto de Ensino Superior de Fortaleza.

Graduada em Ciências Contábeis no Instituto de Ensino Superior de Fortaleza.

Professora.

RESUMO

Devido ao crescimento da quantidade de Instituições de Ensino Superior privadas, no mercado, é imprescindível que cada uma delas busque uma melhor identificação dos recursos estratégicos, para garantir a sua sustentabilidade. Nesse sentido, é exigida das instituições uma gestão mais dinâmica e atualizada. Esta realidade faz com que os métodos tradicionais de avaliação de empresas, que permitem mensurar apenas aquilo que é palpável, sejam colocados à prova. A aquisição de empresas, por valor muito acima do explícito em seu balanço patrimonial, é evidência de que existe algo a mais dentro das organizações, que não está ao alcance dos meios de avaliação patrimonial tradicionais. Nesse cenário, observa-se que a gestão do Capital Intelectual é uma das principais fontes de vantagem competitiva sustentável, à luz da Teoria da Visão Baseada em Recursos, por ser de difícil imitação, específica, rara e valiosa para as organizações. Assim, decidiu-se pela elaboração da pesquisa, com o objetivo de identificar na Controladoria quais os elementos mais utilizados como investimento no Capital Intelectual nas IES privadas.

Palavras – Chave: Controladoria; Gestão do Conhecimento; Capital Intelectual; Instituição de Ensino Superior.

INTRODUÇÃO

Na atual conjuntura da educação em nível de ensino superior, no Brasil, uma série de mudanças vem ocorrendo, devido ao rápido crescimento do setor. O surgimento de várias Instituições Privadas no setor trouxe inúmeras possibilidades de escolha para o aluno ingressante na graduação. Em paralelo a esse crescimento de mercado, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação transformou, significativamente, os processos de pesquisa, aprendizado, aquisição e produção de conteúdo. Enfim, a relação entre aluno e

professor, no processo comunicativo, é hoje em dia completamente diferente: mais acelerada, interativa e, porque não dizer, eficiente.

Este momento atual, da Era Digital, trouxe transformações significativas na Economia, na Política e, também, na área do conhecimento humano. Trata-se da consagração da internacionalização de todos os setores. Este processo de globalização faz com que os horizontes se ampliem de uma forma rápida e simples. Na área da comunicação, por meio da internet, o mesmo processo criou uma imensa possibilidade de integração entre todos os setores.

Todas as organizações, de uma forma geral, estão se adaptando para o mercado que se apresenta e, o conhecimento humano, como elemento do Capital Intelectual, torna-se parte deste processo, como ativo intangível das organizações. Os ativos intangíveis são recursos de difícil mensuração. Não existem indicadores de mensuração que calculem o valor exato, atribuído aos elementos do Capital Intelectual. Por isso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com