TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.588 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

NOÇÕES ATUARIAIS

PÓLO – ARAÇOIABA DA SERRA

Tutor EAD: Prof. Me. Luiz Palmeira

Tutor: João Batista Leite Neto

Alunos:

Daniele Rosali de Andrade                          RA 393564

Débora Fernanda L. Sanches                  RA 393567

Isabele de Fátima Clássio                          RA 393587

Lucilene Ap. S. Camargo do Prado        RA 393610

Ricardo Teixeira S. C. Bezerra               RA 400153.

Sumário

Introdução         

Etapa 01         

Etapa 02  ...........................................................................................................................7

Etapa 03 e 04 ..................................................................................................................10

Conclusão .......................................................................................................................13

Referências.....................................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos sobre seguros, sua origem, características, e aprenderemos um pouco sobre a importância dele hoje para uma empresa. Visto que uma empresa sem essa garantia poderá vir à falência se não possuir esse retorno no caso de um prejuízo.

Aprenderemos ainda sobre os diferentes tipos de previdências privadas existentes hoje no mercado.

O trabalho também irá demostrar o que é a previdência privada  e os beneficio de cada uma delas  explicando qual é a melhor forma de investir  caso haja recursos disponíveis  considerando as diferentes modalidades de previdência privada existente no mercado .

Vale destacar também que esses planos variam a forma de tributação principalmente em relação ao imposto de renda que apresenta a alíquotas diferenciadas. Apesar de demostrar varias opções de investimento em previdência privada as mais comum são VGBL e PGBL.

Qual a melhor para investirmos e qual tem um melhor retorno em longo prazo.

ETAPA 1

SURGIMENTO DO SEGURO NO BRASIL

Com a vinda da Família Real Portuguesa e a abertura dos portos, em 1808, o seguro no Brasil desenvolveu-se, com a intensificação da navegação. No mesmo ano surgiu a primeira empresa seguradora do país, a Companhia de Seguros Boa-Fé, com objetivo operar no seguro marítimo.

Até 1808, a atividade seguradora era regulada pelas leis portuguesas. O seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos, somente em 1850, com a promulgação do "Código Comercial Brasileiro" (Lei n° 556, de 25 de junho de 1850).

A chegada do "Código Comercial Brasileiro" foi de fundamental importância para o desenvolvimento do seguro no Brasil, pois incentivou o aparecimento de inúmeras seguradoras, que passaram a operar não só com o seguro marítimo, expressamente previsto na legislação, mas, também, com o seguro terrestre. Até mesmo a exploração do seguro de vida, proibido expressamente pelo Código Comercial, foi autorizada em 1855, pois entenderam que o Código Comercial só proibia o seguro de vida quando feito juntamente com o seguro marítimo. Com o aumento do setor, as empresas de seguros estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, sendo que as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior surgiram por volta de 1862.

Os recursos financeiros obtidos pelos prêmios cobrados eram transferidos pelas sucursais para suas matrizes provocando uma significativa evasão de divisas. Assim, visando proteger os interesses econômicos do País, foi promulgada, em 5 de setembro de 1895, a Lei n° 294, dispondo exclusivamente sobre as companhias estrangeiras de seguros de vida, determinando que suas reservas técnicas fossem constituídas e tivessem seus recursos aplicados no Brasil, para fazer frente aos riscos aqui assumidos.

No final do século XIX o mercado segurador brasileiro já havia alcançado desenvolvimento satisfatório. Contribuiu para isso em primeiro lugar, o Código Comercial, estabelecendo as regras necessárias sobre seguros marítimos, aplicadas também para os seguros terrestres e, em segundo lugar, a instalação no Brasil de seguradoras estrangeiras, com vasta experiência em seguros terrestres.

Foi criado pelo governo Vargas Em 1939, o Instituto de Resseguro do Brasil (Atual, IRB Brasil Re), com a atribuição de exercer o monopólio, quebrado em 2007, do resseguro no país. Em 1966 surgiu a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), para substituir Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização como órgão oficial fiscalizador das operações de seguro, estabelecendo-se assim o Sistema Nacional de Seguros Privados.

Elementos do Contrato de Seguro

São elementos básicos dos contratos de seguros, entre outros:

A Apólice é o documento principal regulador das responsabilidades e obrigações de cada uma das partes e se constitui no contrato instituído pela seguradora, mediante regras impostas pela lei e pelos órgãos oficiais que fiscalizam esta atividade econômica.

O Beneficiário, que é a pessoa física ou jurídica a qual se destina o valor da indenização na hipótese de ocorrência do sinistro previsto na apólice.

A Seguradora, que é a empresa que recebe o prêmio do seguro contratado e tem a obrigação de pagar a indenização prevista na hipótese de sinistro;

O Risco, que é o infortúnio evento causador do dano físico, moral, ou patrimonial ao segurado e em razão do qual é contratado o seguro;

O Sinistro, que é a ocorrência do evento danoso previstos na contratação do seguro;

O Prêmio, que é o valor pelo qual o segurado paga para obter a garantia do seguro e que é recebido pela seguradora como pagamento pela assunção do risco;

A Cobertura, que é o valor garantido pela seguradora na hipótese de ocorrência do evento danoso denominado de sinistro. Essa importância será descriminada na apólice, visto que há um limite máximo de responsabilidade (LMR), ou limite máximo de garantia (LMG) ou ainda um limite máximo de indenização (LMI), pois há bens valorizam mais a cada dia.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (859.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com