TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PEDAGOGIA

DEOLINDA DA SILVA CHAPARRO– RA: 2855911196

DESAFIO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

BONITO-MS

2015

Introdução

O Desafio Profissional tem o objetivo de fazer buscarmos uma análise sobre o conhecimento em relação a legislação que ampara o respeito ás diversidades culturais e avaliar as implicações práticas do multiculturalismo na construção do projeto Pedagógico curricular, fundamentado nas disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade, dividido em quatro passos que leva para o conhecimento e a reflexão sobre os temas abordados.

Comemoração do dia dos Pais

Na sexta-feira, dia 10 de agosto, em homenagem ao Dia dos Pais, os alunos da Educação Infantil realizaram algumas atividades junto aos seus papais: jogou queimada, construíram uma capucheta e brincaram de batata quente!

Como animadoras de torcida, as mamães esbanjaram alegria nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo, agitando as brincadeiras.

Para finalizar, os alunos cantaram com grande entusiasmo a música ensaiada especialmente para este dia, caprichando na coreografia.

Foram momentos de muita descontração, em que todos puderam brincar e se divertir juntos, dedicando um tempo para aproveitar um dos maiores prazeres da vida: a relação entre pais e filhos!

Parabéns a todos os papais!

 

Análise Crítica:

Nota-se claramente que este dia foi feito especialmente para comemorar o dia dos pais, mostra a interação entre pais e filho em atividades esportivas foi feito ensaios e coreografias de uma música que foi feita para homenagear aos pais dos alunos, nota-se que as mães ficaram na arquibancada observando tudo, sem poder participar de alguma forma, mas como diz o texto animaram a torcida com muita alegria, se trata de uma instituição que permanece com os valores da família baseada em pai e mãe, sem citar que poderia haver ali varias formas de como a família nos dias de hoje se encontra, como por exemplo, há varias mães que são pai e mãe ao mesmo tempo, várias avós que criam seus netos como filhos, casais de mulheres homossexuais que adotam para si filhos.

Educação e Multiculturalismo Lei (LDBEN.9.394/96)

Esta lei foi imposta para que deveres, compromisso com ideais dentro da educação, tenha uma finalidade concreta, para que tenha seu desenvolvimento e seus exercícios cumpridos com a cidadania. Seus princípios, igualdade para permanência à escola, ideias abertas, criativas, pedagógicas, com liberdade de ensinar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte, disponibilizando sempre o aprender e divulgando o saber. Respeitando a liberdade, o apreço à tolerância da gratuidade do ensino público, valorização do profissional dentro da educação escolar.

Uma gestão democrática do ensino público, na forma desta lei dentro da legislação dos sistemas de ensino, garantindo um padrão de qualidade, valorizando a experiência extraescolar vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sócias, considerando a diversidade étnica racial. Multiculturalismo nasceu nos preconceitos, discriminação e exclusão social, sendo em suas crenças religiosas e raças.

Leis para todos serem participantes, sendo incluídos a sociedade, também para serem trabalhadas em comum como um todo, deixando para trás qualquer preconceitos e pré-julgamentos. Enxergar as riquezas das culturas, e a importância das misturas, trabalhando de forma ampla. Tendo a liberdade de para construir e ter visões dinâmicas dentro da educação. Sendo todos os dias desafiados a naturalizar as diferenças, sabendo dialogar, compreender as diferenças e acima de tudo respeitando, sendo profissionais humanos, sensíveis, críticos e étnicos.

Formando identidades humanas, permitindo que a escola e a família reconheça seu papel junto a sociedade, garantindo personalidade e igualdade entre todos.

Diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnicos-raciais e para o Ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica dessa forma, busca cumprir com a lei de diretrizes e bases da educação nacional, que asseguram que o direito á igualdade de condições de vida e de cidadania que asseguram o direito à assim como garantem igual direito ás historias e culturas que compõe a nação brasileira, além do direito de acesso às diferentes fontes da cultura nacional a todos os brasileiros.

Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional (LOBEN 9.394/98).
A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida, nos movimentos sociais e manifestações culturais. O ensino será ministrado com base nos princípios de igualdade de condições, liberdade de aprender pluralismo de ideias, entre outros, Parâmetros curriculares (PCN).

Foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticos existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessário ao exercício da cidadania. 

Referencial curricular nacional para educação infantil, volume1. Atende ás determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que pela primeira vez na história de nosso país estabelece que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica.

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo.

Podemos analisar que diversas diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família. Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns com um valor imensurável, doação constante, uma mãe branca, uma mãe negra, uma mãe jovem, uma mãe idosa como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança. Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe, pois chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe pode ser absorvida por várias pessoas em situações diferentes. Quando uma mulher concebe uma criança e cuida por toda sua vida, ela é a mãe biológica, mas num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo e ela o acolher, educa, dá amor, carinho o trata como um verdadeiro filho, ele passa a chamá-la de minha mãe avó.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com