TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE CONTABILIDADE

Tese: CONCEITO DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Tese  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 10

CONCEITO DE CONTABILIDADE

A Contabilidade é uma ciência porque desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de:

a) controlar o patrimônio das empresas,

b) apurar o resultado das atividades das empresas,

c) prestar informações às pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial e do desempenho dessas entidades.

OBJETO- OBJETIVO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE

OBJETO da Contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico- Administrativas.

OBJETIVO é permitir o estudo, o controle e a apuração de Resultado diante dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico administrativas, gerando informações de níveis e de natureza diversa, na organização, capaz de atender as necessidades de seus usuários no processo de Tomada de decisão.

FINALIDADE DA CONTABILIDADE: fornecer informações de ordem econômica e financeira sobre o patrimônio, para facilitar as tomadas de decisões por parte dos seus usuários .

Informações de ordem econômica: Refere-se à movimentação das compras e vendas, das despesas e receitas, evidenciando os lucros ou os prejuízos apurados nas transações realizadas pela empresa.

Informações de ordem financeira: referem-se ao fluxo de caixa ( entrada e saída de dinheiro)

Técnicas Contábeis Utilizadas

Várias são as técnicas utilizadas pela contabilidade para atingir o fim a que se propõe para analisar os fatos ocorridos em uma organização, tais como:

Escrituração: Consiste no registro de todos os acontecimentos que ocorrem no dia a dia das empresas e que provocam modificações no patrimônio da empresa. Expõe os fatos através de relatório para facilitar a interpretação da composição dos fatos que afetam o Patrimônio. Exp. Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Fluxo de Caixa, etc.

Demonstrações Contábeis: São quadros técnicos que se encarregam de expor os fatos contábeis, através de relatórios, visando facilitar a interpretação da decomposição dos fatos que afetam o Patrimônio. As demonstrações contábeis mais conhecidas são O balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa.

Auditoria: É a verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis, por meio de exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles .A Auditoria vai examinar os documentos livros e registros, com a finalidade de verificar se os registros e as demonstrações contábeis representam a posição real e se estão de acordo com os princípios da contabilidade geralmente aceitos. Essa técnica confirma a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis.contabilidade.

Análise de Balanços: é uma técnica especializada que oferece métodos de decomposição, comparação e interpretação das Demonstrações Contábeis, visando estudar o Patrimônio.

Usuários da Contabilidade

Evidentemente, o processo decisório decorrente das informações apuradas pela Contabilidade não se restringe apenas aos limites da empresa, aos administradores e gerentes, mas também a outros Segmentos, quais sejam:

• Investidores: É através dos relatórios contábeis que se identifica a situação econômico-financeira da empresa: dessa forma, o investidor tem às mãos os elementos necessários para decidir sobre as melhores alternativas de investimentos. Os relatórios evidenciam a capacidade da empresa em gerar lucro e outras informações.

• Fornecedores: usam os relatórios para analisar a capacidade de pagamento da empresa compradora.

• Bancos: Utilizam os relatórios para aprovar empréstimos, limite de crédito etc.

• Governo: Não usa os relatórios só com a finalidade de arrecadação de impostos, mas também para dados estatísticos, no sentido de melhor redimensionar a economia (IBGE, por exemplo).

• Sindicatos: Utilizam os relatórios para determinar a produtividade do setor, fator preponderante para reajuste de salários.

• Pessoas físicas: Funcionários (quer saber se a empresa tem condições de pagar seu salário ou não),

• Outros interessados: Órgãos de classe, diversos institutos, como a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o CRC (Conselho Regional de Contabilidade), concorrentes, etc.

Pessoa Física: é todo ser natural, indivíduo considerado como tal a partir do seu nascimento. É o ser humano capaz de adquirir direitos e obrigações. A pessoa natural nasce, cresce e morre, isto é, sua existência independe de sua vontade própria. Isto quer dizer que a lei que se aplica para a existência da pessoa física é a lei da natureza.( A pessoa física possui C.P.F. – Cadastro da pessoa Física)

Pessoa jurídica: É toda organização constituída por pessoas com ou sem fins lucrativos. Assim como a pessoa física, a pessoa jurídica também tem a capacidade de assumir direitos e obrigações. Então, podemos dizer que a lei é que lhe concede direito a vida. A pessoa jurídica possui CNPJ- Cadastro nacional de pessoa jurídica.

Profissionais da Contabilidade.

A prerrogativa do exercício profissional cabe ao contabilista com formação em nível superior ( bacharel em ciências contábeis).Para exercer a profissão contábil, o contabilista deverá obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição.

Após devidamente habilitado, o contabilista terá à sua disposição, diversas alternativas para o desempenho da profissão, seja nas empresas públicas ou privadas.

CAMPO DE APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE.

A contabilidade pode ser estudada de modo geral ( para todas as empresas) ou em particular ( aplicada em certo ramo de atividade ou setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com