TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos De Contabilidade

Dissertações: Conceitos De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Falando dos conceitos de receita, despesa, perdas e ganhos ve-se cada vez mais a importancia que seus efeitos oferecem para as organizações quando se trata de mensurar resultados.

Precisamos saber e compreender que existem diversas formas de conceituar, mensurar e identificar as diferentes situações favoráveis e desfavoráveis que ocorrem. E necessário uma analise criteriosa, pois dependendo do critério que for usado para as avaliações na entidade, o resultado liquido obtido no final pode ser diferente, gerando conflitos entre acionistas, fisco e sociedade.

De uma forma simples, vários autores e inclusive o FASB defendem que receitas e ganhos precisam ser diferenciados. Os ganhos estão ligados as atividades da empresa de uma maneira periférica, enquanto as receitas estão ligadas as atividades básicas da mesma. Receita e ganho tem a finalidade de aumentar os resultados da empresa.

Endende-se que e necessário um perfeito entendimento `a respeito de reconhecimento e mensuração da receita e também do ganho pois podem gerar resultados equivocados, quando não tendenciosos, gerando variações nas informações para os mercados.

Por vezes não temos uma definição clara sobre os conceitos citados, a exemplo disso que muitos confundem mensuração de receita com definição de receita.

Hendriksen e Van Breda(2007) FASB(1975)”receitas são entradas ou outros aumentos de ativos de uma entidade, ou liquidações de seus passivos (ou ambos), decorrentes da entrega ou produção de bens, prestação de serviços, ou outras atividades correspondentes a operações normais ou principais da entidade.” Em uma visão mais atual, receita e fluxo, mas não fluxo financeiro, e sim o responsável pela criação de ativos, como o produto da empresa. Lembrando que para esse produto ser visto como receita ele precisa ter deixado a empresa, ou seja, um verdadeiro fluxo de saída.

Niyama e Silva(2008) baseavan-se na definição do IASB que afirma receita como “aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio liquido e não se confundem com os que resultam de contribuições dos proprietários da entidade.”

Conforme AAA(1957 apud IUDIBUS, 2009), receita “e a expressão monetária do agregado de produtos ou serviços transferidos por uma entidade para seus clientes durante um período de tempo.”

Os conceitos diversos concluem que: Mais importante do que ser uma entrada ou uma saída, Receita não e simplesmente um fluxo de caixa.

As empresas tem se aproveitado de brechas na definição para aumentar suas receitas e se esquivando de incluir itens como despesa. Dessa maneira visam apenas o aumento dos resultados. Em linguagem contábil trata-se de gerenciamento de resultados.

Martinez(2001) ressalta: “E’ crucial assegurar a qualidade da informação contábil que e publicada, pois desta depende toda a prosperidade das empresas e, indiretamente, a da economia como um todo.”

Não se deve tomar decisões baseadas apenas nas medidas para obtenção de lucros. Isso diz respeito não somente ao gerenciamento de resultados, mas também no sentido de que nem sempre tudo oque parece e, ou seja, os resultados apresentados podem não ser uma mensuração do resultado econômico da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com