TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Contabilidade

Artigos Científicos: Conceito De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  8.601 Palavras (35 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 35

1) CONCEITO DE CONTABILIDADE

Contabilidade é a metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e analisar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresas em geral, ou mesmo pessoa de Direito Público.

Para captar as os fenômenos a contabilidade necessita dos documentos hábeis para contabilização, que são os documentos revestidos das formalidades legais e possíveis de contabilização. Podemos citar como exemplo: Notas Fiscais, Extrato Bancário, Cópia de Cheque, Resumo da Folha de Pagamento, entre outros.

A contabilidade registra esses fenômenos no que chamamos de Livros Contábeis, dos quais os dois principais são: o Livro Diário e o Livro Razão. No livro diário estão registradas todas as operações da empresa em ordem cronológica de acontecimento. O livro razão demonstra toda a movimentação ocorrida em uma única conta, por exemplo, quando se quer saber todo o movimento que aconteceu no caixa de um período utiliza-se o “livro razão” da conta caixa.

O acúmulo e o resumo das informações contábeis se realizam através do que chamamos Demonstrativos Contábeis que servem para demonstrar a situação financeira, econômica e patrimonial da empresa em determinado momento. As duas principais demonstrações financeiras são: Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.

Hoje, a contabilidade tem aplicação a qualquer tipo de pessoa, física ou jurídica, com finalidade lucrativa ou não, que tenham necessidade de exercer atividades econômicas para alcançar as suas finalidades, mesmos que tais atividades não sejam a sua atividade fim.

2) USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

São várias as pessoas físicas ou jurídicas que se utilizam da Contabilidade para verificar a situação de uma empresa, podemos citar os seguintes:

a) Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral: estes usam essas informações para saber qual o andamento da empresa nas quais eles investem, e verificarem o retorno do investimento realizado;

b) Administradores, diretores e executivos dos mais diversos escalões: para estes usuários a Contabilidade serve como meio de informação para a tomada de decisões dentro da empresa, pois tudo o que acontece na empresa em termos financeiros, econômicos e patrimoniais, tem que estar registrado na Contabilidade;

c) Bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro: o interesse destes agentes financeiros está em conhecer a saúde financeira da empresa para a qual emprestarão recursos, verificando a capacidade de pagamento e endividamento de cada empresa através dos demonstrativos contábeis;

d) Governo e economistas em geral: a contabilidade também serve de informação para que o governo possa auditar o correto pagamento dos impostos de uma empresa, bem como para analisar como vai determinado ramo de atividade econômica.

3) OBJETO DE ESTUDO DA CONTABILIDADE

Pode-se dizer em sentido amplo que o objeto de estudo da contabilidade é o Patrimônio Empresarial. Define-se patrimônio empresarial como o conjunto de bens, direitos e obrigações que uma entidade possui.

Os bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica, podendo citar como exemplo: veículos, móveis, computadores, estoques, entre outros. Os bens podem sofrer a seguinte classificação:

- Bens Materiais – que como o próprio nome diz, são aqueles que possuem corpo, matéria, que podem ser tocados. Os bens materiais são chamados também de bens tangíveis. Se subdividem ainda em bens móveis (que podem ser removidos de um lugar à outro) e bens imóveis (os que não podem ser removidos do seu lugar).

- Bens Imateriais – são aqueles que, embora considerados bens, não possuem corpo, matéria. São determinados gastos que a empresa faz que, por sua natureza, devem fazer parte do seu patrimônio. Esses bens também são chamados de Bens Intangíveis, e o maior exemplo é o valor de Marcas e Patentes da empresa.

Os direitos constituem para a empresa todos os valores que ela tem a receber. Podemos citar como exemplo de direito: as Duplicatas a Receber, Notas Promissórias a receber, aluguéis a receber, entre outros.

As obrigações constituem para a empresa, todos os valores que ela tiver que pagar a terceiros ou prestar contas aos seus sócios ou acionistas. Exemplos: Duplicatas a Pagar, Impostos a Pagar, Salários a Pagar, Capital investido pelos sócios entre outros.

Chamamos de Sócios ou acionistas, as pessoas físicas ou jurídicas, que se reúnem para constituir uma empresa ou então compram ações de uma empresa já existente. Ao valor investido pelos mesmos nas empresas damos o nome de Capital, e dizemos que é uma obrigação pois a empresa tem que prestar contas desse valor aos seus sócios ou acionistas, pois quando alguém investe em uma empresa espera um retorno por esse investimento, e pode cobrar esse investimento a qualquer tempo.

4) CONCEITO DE BALANÇO PATRIMONIAL

O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio da qual podemos apurar (atestar) a situação patrimonial e financeira de uma entidade em determinado momento.

Ela compreende o Patrimônio Empresarial, ou seja, o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações, expresso em moeda em determinado momento. Podemos dizer que essa demonstração trata-se de uma “fotografia” da situação patrimonial e financeira da empresa na data em que foi elaborada.

É composto por três “grandes” grupos, à saber:

ATIVO: compreende todos os bens e direitos da entidade expressos em moeda, em determinado período;

PASSIVO: compreende basicamente as obrigações, isto é, as quantias que a entidade deve a terceiros;

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: é a diferença entre o ativo e o passivo de uma entidade. Podemos dizer também que o Patrimônio Líquido corresponde às obrigações que a empresa tem com os seus acionistas/sócios, pois estes investidores da empresa tem o direito de exigir o retorno dos valores investidos.

EXEMPLO BÁSICO DE BALANÇO PATRIMONIAL

ATIVO PASSIVO

Bens 10.000,00 Obrigações (3º) 15.000,00

Direitos 15.000,00 PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Obrigações (sócios) 10.000,00

TOTAL 25.000,00 TOTAL 25.000,00

Note

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com