TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE

Trabalho acadêmico: CONCEITOS BÁSICOS DE CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

TECNOLOGIA EM GESTÃO PUBLICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CONTABILIDADE BÁSICA

3ª Série

TUTOR À DISTÂNCIA

Prof. Me. Hugo David Santana

SANTO ANDRÉ/SP

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2

2. CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE, FUNDAMENTAIS PARA QUALQUER PROFISSIONAL QUE ATUE NO AMBIENTE ADMINISTRATIVO. 3

3. PRINCIPAIS CONCEITOS DA CONTABILIDADE QUE ENVOLVAM O PATRIMÔNIO. 5

4. ELABORAÇÃO BALANÇO PATRIMONIAL 7

5. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE 8

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade ocupa uma posição de destaque no mundo empresarial. As alterações recentes na legislação e a necessária convergência para as normas internacionais de contabilidade, ressaltam esta importância.

A Contabilidade pode ser dividida em três grandes ramos: Contabilidade Financeira, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial.

No Brasil, normalmente a Contabilidade Financeira é tratada nas literaturas contábeis por diversos títulos: Contabilidade Geral, Contabilidade Básica, Contabilidade Empresarial e, às vezes, simplesmente Contabilidade.

Iniciamos a apresentação da Contabilidade com Conceitos, que é Patrimônio e na sequência abordamos o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Financeiras exigidas por Lei.

Mediante o conhecimento e a aplicação de técnicas contábeis, você poderá ter um controle permanente e eficiente da gestão do Patrimônio da sua empresa, obtendo informações econômicas, financeiras ou de outra natureza, no momento que que precisar.

2. CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE, FUNDAMENTAIS PARA QUALQUER PROFISSIONAL QUE ATUE NO AMBIENTE ADMINISTRATIVO.

1. O que é Contabilidade?

É uma ciência que possibilita, por meios de suas técnicas, o controle permanente do patrimônio das empresas.

A principal finalidade da contabilidade é fornecer informações sobre o patrimônio, informações que podem ser de ordem econômica e financeira, que facilitam as tomadas de decisões, tanto por parte do administradores ou proprietários como também por parte daqueles que pretendem investir na empresa.

Os usuários da contabilidade são todas as entidades econômica-administrativa que a utilizam para registrar e controlar a movimentação de seus patrimônios, incluindo proprietários, acionistas gerentes, administradores, clientes, fornecedores, bancos, governo, etc.

O acompanhamento do desenvolvimento da empresa, as tomadas de decisões administrativas econômica ou financeiras o conhecimento de garantias que a empresa fornece para cumprir seus compromissos com seus clientes, fornecedores e ao fisco são algumas das mais importantes características da contabilidade em uma empresa.

2. Quais os objetivos da Contabilidade?

A Contabilidade tem relevância inquestionável em qualquer empreendimento, visto que é através dela que podemos ter conhecimento da arrecadação das receitas, das despesas, do controle patrimonial dentre outros. Por ela é que podemos controlar os gastos e custos, estipular o valor a ser cobrado por produtos e/ou serviços oferecidos; ou então não ser pego de surpresa por passíveis inesperados, como, por exemplo, determinados tributos, a Contabilidade capacita o empresário a assumir riscos porque o conscientiza e ajuda a escolher as melhores oportunidades de mercado, promovendo a visão necessária sobre seu negócio. Este ramo contábil utiliza dados produzidos de diversas áreas para a geração de seus relatórios, sendo que as informações contidas em seus documentos mostram-se poderosas ferramentas administrativas; e que graças à capacidade de apresentar informações rápidas, seguras e precisas, verifica-se a importância da Contabilidade face às necessidades mercadológicas gerenciais, patrimoniais e financeiras do mundo globalizado da atualidade. Assim, conclui-se que as informações contábeis, geradas por relatórios que retratam com exatidão a realidade de determinada entidade. O que se reflete positivamente para o bom andamento da gestão do ciclo orçamentário.

3. Quem são os usuários da Contabilidade?

Os usuários da Contabilidade, portanto, são todas as entidades econômico-administrativas que a utilizam pra registrar e controlar a movimentação de seus patrimônios, incluindo proprietários, acionistas, gerentes, administradores, clientes, fornecedores, bancos, governo, etc.

Enfim, os usuários da Contabilidade são todos aqueles que direta ou indiretamente utilizam as informações fornecidas por ela, seja para acompanhar o desenvolvimento da empresa, seja para tomar decisões administrativas, econômicas ou financeiras, seja para conhecer as garantias que a empresa oferece para cumprir seus compromissos junto aos seus clientes, fornecedores e, principalmente, ao Fisco.

4. Por que a Contabilidade é importante para toda empresa?

A contabilidade é um importante instrumento que auxilia os gestores no processo decisório das organizações, pois ela coleta todos os dados econômicos, mensura-se monetariamente, registra-os e sumariza-os em forma de relatórios, demonstrações financeiras, orçamentos, planilhas, etc., para a tomada de decisões.

Decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com