TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de contabilidade

Relatório de pesquisa: Conceitos básicos de contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ORÇAMENTO GERAL 4

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 5

2.3 PONTO POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 6

2.4 AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 7

2.5 ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 7

2.6 BALANÇO PATRIMONIAL 8

2.7 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 9

2.8 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 9

2.9 A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS 10

3 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos esclarecer sobre os seguintes itens: Conceito de Orçamento; Orçamento Geral; Orçamento Flexível; Pontos Positivos do Orçamento para a Gestão; As questões tributárias para o orçamento; Isenção e imunidade tributária; Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; A comparação do orçado o realizado com a utilização dos métodos quantitativos.

Uma vez que são de extrema importância exercício da contabilidade, além de uma breve conceituação de cada item, tentaremos colocar em prática tudo aquilo que foi apresentado nas aulas.

2 DESENVOLVIMENTO

CONCEITO DE ORÇAMENTO

Orçamento é o plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício, e pode ser aplicado tanto ao setor governamental quanto ao privado.

Pode ser definido também como expressão quantitativa de um plano de ação proposto pela administração por um período especifico. Plano administrativo que abrange todas as fases das operações para um período futuro definido. É a expressão formal das políticas, planos, objetivos e metas estabelecidas pela alta administração para a empresa como um todo, bem como para uma de suas subdivisões.

Um exemplo de orçamento pode ser visto nas viagens, quando os turistas decidem viajar com determinada quantia de dinheiro e ele sabe que esse dinheiro é o dinheiro com o qual dispõe para atender às suas necessidades durante o tempo que esteja planejado.

O estudo do orçamento, segundo alguns autores, remonta à década de 1920. Na verdade, a gestão organizacional vem tendo saltos de qualidade desde a Revolução Industrial no Século XIX. Esta evolução na gestão proporcionou diversas técnicas na elaboração dos orçamentos, partindo do orçamento tradicional.

É uma ferramenta muito importante para o sucesso de qualquer organização. E é iniciado nos objetivos que a organização deseja alcançar, passando pela análise dos pontos fortes e dos pontos fracos da empresa, sempre buscando alocar da maneira mais eficiente os recursos para aproveitar as oportunidades identificadas no ambiente empresarial.

2.1 ORÇAMENTO GERAL

Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um período específico, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.

Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.

Expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras, como segue abaixo:

1 – ORÇAMENTO OPERACIONAL:

Orçamento de Vendas;

Orçamento de Produção

Orçamento de Compra de Materiais Diretos

Orçamento de Mão-de-Obra

Orçamento de Custos dos Produtos Vendidos

Orçamento de Despesas de Marketing, Distribuição, Administrativas

Demonstração de Resultado Orçada.

2 – ORÇAMENTO FINANCEIRO:

Orçamento de capital ou investimento

Orçamento de caixa

Balanço Patrimonial Orçado.

De alguma maneira, poderia ser comparado ao orçamento como um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir com metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com concretas condições estipuladas. Graças a este instrumento as empresas, as instituições públicas, ou as pessoas, entre outras, desenvolverão seu planos, suas atividades, disponibilizarão suas prioridades e avaliarão os objetivos para atingir dentro de um ano.

Deve-se notar que muitas vezes neste caminho pode acontecer o que conhecemos como déficit, quando as despesas superam as receitas, ou o inverso, alcançar um superávit, que é quando as receitas são maiores que os gastos.

2.2 ORÇAMENTO FLEXÍVEL

É ajustado de acordo com as mudanças no nível de atividade real, sendo necessário à separação dos custos em variáveis e fixos orçados.

O objetivo do orçamento flexível é contribuir na melhoria da gestão da empresa considerando principalmente as variações e eficiências do processo. Ou seja, auxiliar os administradores a entender porque os orçamentos não foram cumpridos e é útil quando os gestores tiverem tentando escolher entre vários níveis de atividade pra fins de planejamento, e no acompanhamento quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

Teve origem na Alemanha, no início de 70 e teve uns princípios básicos, centro de responsabilidade como o controle e o cálculo de custo do produto, nítida separação entre cursos fixos e variáveis por centro dos cursos.

O orçamento flexível tem duas diferenças básicas em fácil orçamento empresarial: primeiro não limita projeção ou nível de atividade, mas por uma gama de atividades. Os resultados atuais não são comparados com os custos do nível de atividade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com