TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.075 Palavras (17 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BENEDITO MIRELE DE OLIVEIRA

DEUSIMAR DE VASCONCELOS CARVALHO

FRANCISCO WILTON TORRES CAMELO

LIOMARK PINTO DA SILVA

REGINALDO RODRIGUES MOURÃO

ROGEANE ARAGÃO BEZERRA

RÔMULO AZEVEDO SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

TEMA: CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de Média do 3º Semestre do Curso de Ciências Contábeis.

Orientadores:

Equipe de professores do 3º Semestre

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....3

2.PROJEÇÃO DE RESGATE .....3

3.INVENTÁRIO PEMANENTE-CONTROLE DE ESTOQUES .....3

4.CONTABILIZAÇÃO .....3

4.1 – LIVRO DIÁRIO... .....3

4.2 – LIVRO RAZÃO .....3

5.BALANCETE DE VERIFICAÇÃO .....3

5.REGIONALIZANDO ...5

5.1 – EXISTECONTROLE DE ESTOQUE E MÉTODO DE AVALIAÇÃO ...5

5.2 – FORMA DE TRIBUTAÇÃO DA EMPRESA ...5

5.3 – É CUMPRIDO PRINCÍPIOS CONTÁBEIS ...5

5.3 – PERCEPÇÃO DA ÉTICA NA PROFISSÃO CONTÁBIL ...5

8.CONCLUSÃO .......................................................................................18

9. REFERÊNCIAS...........................................................................20

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo fixar diversos conteúdos do Terceiro Semestre do Curso de graduação em Ciências Contábeis, através de um contexto das disciplinas de Ética e legislação profissional, Contabilidade intermediária, Teoria da Contabilidade, contabilidade empresarial e Matemática financeira, Abrangendo as projeções de resgate o inventário permanente, ou seja, o controle de estoques, a contabilização, o balancete de verificação, onde no decorrer do mesmo foi feito trabalho de pesquisa campo, onde foram abordados empresas que comercializam equipamentos eletrônicos procurando assim, identificar como é feito seu controle e qual método avaliativo é adotado pela a empresa, assim como a forma de tributação da empresa, além de verificar se os princípios contábeis nessa empresa são cumpridos e por fim qual a percepção do contador em relação à ética na profissão contábil.

Partindo, sobretudo do pressuposto de que a conduta ética do contabilista e sua responsabilidade social devem prevalecer, sobretudo nos casos que implicam em gastos de recursos públicos, pois são as informações produzidas pela contabilidade que respaldam e atestam a comprovação da boa situação financeira da empresa, que segundo a referida lei, é feita de forma objetiva, através do cálculo de índices contábeis previstos no edital e devidamente justificados no processo administrativo da licitação que tenha dado início ao certame licitatório, vedada a exigência de índices e valores não usualmente adotados para a correta avaliação de situação financeira suficiente ao cumprimento das obrigações decorrentes da licitação de uma determinada empresa.

O referido trabalho tem por objetivo ainda, apresentar informações importantes para o conhecimento do contador, bem como as planilhas e tabelas, as fichas de controle de estoques de uma empresa, as formas de contabilização e o balancete de verificação. Tendo como finalidade do trabalho, demonstrar passo a passo a trajetória dos processos contábeis que se faz necessário, tanto para o contador como para o empresário. Esta pesquisa colabora de forma efetiva para que o futuro Contador possa ter esclarecimento de como agir mediante as leis e códigos, bem como direitos e deveres, de empresas, sendo que o não cumprimento das mesmas acarretará transtornos, multas e prejuízos ao contador e a empresa.

Com tudo, sabemos que na direção e desenvolvimento de uma empresa, há etapas que devem ser seguidas de forma rigorosa, de inicio é necessário um planejamento, em seguida há uma discussão para se colocar o projeto em prática, parte-se então para calcular os gastos que serão necessários para a realização do projeto, após a abertura da empresa o próximo passo é fazer uma comparação todo mês do lucro obtido em relação ao que foi gasto. A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados. Por fim é necessário que todos reconheçam que o contabilista tem que ser considerado um dos profissionais de maior relevância na sociedade, cujo trabalho quando realizado com ética, responsabilidade profissional e obediência à lei, tem forte influência positiva no seio da sociedade, garantindo e respaldando as decisões que interferem frontalmente na vida das pessoas.

2 . PROJEÇÃO DE RESGATE:

Projeção Financeira é a expectativa calculada, de forma racional, que expõe ao longo de um determinado período, a evolução de um determinado investimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com