TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMERCIAL

Relatório de pesquisa: CONTABILIDADE COMERCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE COMERCIAL

Cuiabá

2013

CONTABILIDADE COMERCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Comercial.

Prof. Fábio Rogério Proença – Regiane Alice B. de Moraes

Orientadora: Profa. Susan Takano

Cuiabá

2013

SUMÁRIO

3

1- Introdução

Contabilidade Comercial é tratada com suas especificidades, sendo relacionadas com acompanhamento das vendas, conciliando-as com o faturamento, os recolhimentos dos impostos, as despesas operacionais e administrativas, afim de diagnosticar com mais rapidez as oscilaçoes que por ventura ocorrem de um período para o outro e suas possíveis correções.

Com relação à parte financeira, a empres precisa saber se o lucro das atividades comerciais está dentro das metas planejadas, se está remunerando adequadamente o capital próprio que investiu no negócio.

Uma opção de controle financeiro é a implantação de um fluxo de caixa, que antevê escassez ou excesso de recuros em caixa. Através desta ferramenta, sabemos se há recursos suficientes para expandir o empreendimento, se há necessidade de captção de capital de terceiros, enfim, uma série de dados e inforamções gerenciais que podem ser extraídos desse demonstrativo para tomada de decisões.

4

2- Definições Conceituais dos Princípios da Contabilidade

Os princípios da Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade.

Os princípios são aplicáveis à Contabilidade no sentido mais amplo de ciência social, cujo o objeto é o Patrimônio das Entidades.

São princípios da Contabilidade: da Entidade, da Continuidade, da Oportunidade, do Registro do Valor Original, da Competência e da Prudência.

2.1 Princípio da Entidade:

O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aquelses dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

2.2 Princípio da Continuidade:

O Princípio da Continuidade pressupões que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do Patrimônio levam em conta esta circunstância.

2.3 Princípio da Competência:

O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

3- Regime de Apuração

Regime de Apuração são Normas que orientam o controle e os registros dos fatos patrimoniais. Existem três tipos de regime de apuração: Regime de Caixa, Regime de Competência e Regime Misto.

3.1 Regime de Caixa

Considere no registro contábil do pagamento ou recebimento no momento de efetivação, não importando a que período se refere o fato.

3.2 Regime de Competência

Determina que as receitas e despesas devem ser incluídas na apuração de resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independente de pagamento ou recebimento

4- Métodos de Avaliação de Estoques

O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Em adição ao fatorlucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque. A lista destes fatores, excluindo adefinição de lucro, incluiria:

- Aceitação do método pelas autoridades do Imposto de Renda;

- A parte prática da determinação dos custos;

- Objetividade do método;

- Utilidade do método para decisões gerenciais.

O método de avaliação escolhido afetará o total do lucro a ser reportado para um determinado período contábil. Permanecendo inalterados outros fatores, quanto maior for o estoque final avaliado, maior será o lucro reportado, ou menor serão prejuízo. Quanto menor o estoque final, menor será o lucro reportado, ou maior será o prejuízo.Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras (inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor, etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.Os métodos mais comuns são: PEPS, UEPS E Custo Médio Ponderado.

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com