TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO

Por:   •  16/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Introdução 3

Tema 4

Delimitação do Tema 4

Justificativa 4

Problema 5

Hipóteses 5

Objectivos 5

Geral 6

Específicos 6

Fundamentação Teórica 6

Metodologia 7

Cronograma 7

Quadro Orçamental 8

Bibliografia 9

Introdução

Em Moçambique, a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras de empregos e riquezas, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país - PIB. Entretanto um factor que tem sido bastante estudado é o facto delas não contarem com um sistema de gestão eficaz, o que quase sempre os leva a mortalidade logo nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de assessoria por parte de seus contabilistas, os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela contabilidade que poderão ser de grande utilidade na gestão do negócio. Passam a tomar decisões baseadas apenas na experiência que acreditam ter e na maioria das vezes os resultados ficam aquém do esperado.

Tema

A contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte á tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa. Muitos desses controles contabilísticos são relativamente fáceis de serem elaborados, e podem ser facilmente aplicados na gestão de micro e pequenas empresas, independentemente do porte. Nessa ordem, surge o tema “A contabilidade como Instrumento de Gestão das Micro e Pequenas Empresas: caso da Office data store.”

Delimitação do Tema

Este trabalho delimita-se a descrever as micro e pequenas empresas, suas definições, aspectos contabilísticos e fiscais, mostrar as vantagens da utilização da contabilidade nesse tipo de empresa.

Justificativa

A importância deste estudo é a de mostrar os benefícios alcançados com a utilização da contabilidade pelas micro-empresas e empresas de pequeno porte. A função da contabilidade, que é a de fornecer informações que ajudarão os gestores na administração de uma empresa, é desconhecida pela maioria dos pequenos empresários que tomam suas decisões baseados apenas na experiência que acreditam ter. A maioria dos contabilistas, por sua vez, apenas se dedicam a cumprir obrigações fiscais, e deixam de assessorar seus clientes no que diz respeito a principal finalidade da contabilidade. A contabilidade pode e deve ser utilizada pelas pequenas empresas, tornando-se uma ferramenta indispensável na tomada de decisão.

Problema

A Contabilidade actual tem se transformado em um instrumento de auxílio às entidades. Esse novo rumo que a Contabilidade vem tomando surge de forma a agregar benefícios para a Contabilidade tradicional, passando a actuar de uma maneira mais completa dentro do ambiente empresarial e contribuindo significativamente para as tomadas de decisões das empresas.

Assim, o problema que se suscita é: De que forma a Contabilidade aplicada as micro e pequenas empresas pode auxiliar na gestão, gerando benefícios à entidade e reduzindo os motivos que as levam a encerrarem suas actividades?

Hipóteses

Poder confrontar suas receitas e despesas, avaliar o resultado e comparar a capacidade de uma entidade por diversos períodos auxilia as empresas nas decisões a serem tomadas com relação a que rumo a empresa deve seguir e isso tem sido primordial para a sobrevivência das micro e pequenas empresas. Entretanto, olhando para o cenário das micro e pequenas empresa e para a importância da contabilidade, responde-se a questão acima levantada com as seguintes hipóteses:

 A utilização da contabilidade nas micros e pequenas empresas auxilia aos gerentes e proprietários a tomarem decisões que poderão ter grandes influências no futuro da entidade.

 A utilização da contabilidade nas micro e pequenas empresas permite a avaliação e a prevenção dos métodos e técnicas utilizadas no desenvolvimento de suas actividades.

 A utilização da contabilidade nas micro e pequenas empresas pode auxiliá-las a solucionar problemas do ambiente externo.

Objectivos

As micro e pequenas empresas sentem grande dificuldade de organizar suas prioridades devido a falta de uma estratégia de negócios eficiente, o que, por vezes, pode levar a entidade a rumos incertos. Grande parte das vezes os empresários não se sentem preparados a tomarem decisões que envolvam principalmente as questões financeiras com medo de adquirir dívidas e não saber as condições adequadas de pagamento, pois têm consciência de que esse tem sido um dos maiores motivos para o encerramento das actividades de grande parte das micro e pequenas empresas em Moçambique. Contudo, nesse trabalho caminha-se com seguintes objectivos:

Geral

 Demonstrar e descrever a importância da contabilidade como ferramenta indispensável à gestão das empresas, independentemente do porte, a de sua utilização pela micro e pequena empresa.

Específicos:

 Descrever a contabilidade e sua utilidade nas empresas em geral.

 Mostrar exemplos de controlos que poderão ser utilizados pela pequena empresa.

 Mostrar os resultados positivos da utilização da contabilidade pelas micro e pequenas empresas.

Fundamentação Teórica

A Contabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com