TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  1/11/2015  •  Resenha  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

A IMPORTÂNCIA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

A elaboração desse trabalho visa à compreensão da importância da contabilidade para micro e pequenas empresas, sendo útil para tomada de decisão de seus gestores.

O objetivo é atender a necessidade dessas empresas para se obter um bom conhecimento das informações úteis para uma boa administração,  sendo  utilizada em seu planejamento, execução e controle.

 

A IMPORTÂNCIA CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

FERNANDES, Elizangela dos Santos. A Importância Contabilidade Como Instrumento de Apoio a Gestão de Micro e Pequenas Empresas. Bahia: I Prêmio Jovem Cientista Contábil, 2001.

Elisangela Fernandes dos Santos, graduada em ciências contábeis da Universidade Federal da Bahia, desenvolveu uma pesquisa que investiga a importância da contabilidade para as empresas de pequeno porte, que visa mostrar ao gestor ou futuro gestor uma melhor visão de como administrar as empresas de pequeno porte, de maneira mais eficiente, utilizando as informações como um instrumento de suma importância.

Considera que a história da contabilidade desde seus primórdios, vem avançando de modo a buscar uma melhor maneira para a fluidez de riquezas nas organizações onde existem registros de transações financeiras de quatro mil anos atrás (por exemplo, os agricultores egípcios nas margens do Nilo pagavam aos coletores de tributos com cereais e linhaça pelo uso de água para irrigação. Recibos eram dados aos agricultores desenhando-se figuras recipientes de cereais nas paredes de suas casas. Os arqueólogos crêem que as fichas de argila abundantes na mesopotâmia eram usadas, de maneira similar, para fins contábeis. Porém, foi apenas na Itália do século XIV que surgiu o sistema de partidas dobradas que utilizamos atualmente.

Um conceito básico sobre o que seria sistema de partidas dobradas, é quando não há débito sem crédito correspondente, ou seja, débito é igual a crédito, ou origens é igual aplicações de contas. Cada crédito corresponde a um débito, ambos com o mesmo valor. Um exemplo é quando uma empresa possui $1000 em caixa e resolve comprar um computador avaliado em $500, ela não mais possui $1000 em caixa, mas seu patrimônio total continua sendo $1000, porque possui $500 em caixa e $500 em um computador.

A importância das partidas dobradas é que sem ela não existiria a própria contabilidade, pois, graças a ela a empresa sabe onde foram aplicados os recursos de seu caixa.

Atualmente, devido ao alto grau de complexidade das instituições, têm-se a necessidade de buscar informações, conhecimentos úteis e confiáveis o que tornando a contabilidade de grande relevância para as micros e pequenas empresas.

Nas micros e pequenas empresas a contabilidade é de grande importância, o que nos leva a reconhecer a utilização de informações úteis para obtenção para uma melhor estruturação das mesmas.

Seu trabalho aborda que pesquisas realizadas pelo SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio as Micro Empresas, demostra que grande parte das empresas não sobrevive antes mesmo de completarem três anos, há um percentual sobre sua taxa de mortalidade de 30% até 61%, no primeiro ano, de 40% até 68%, no segundo ano, e por fim, de 55% até 73% no terceiro ano de empreendimento.

Observou-se que o percentual das microempresas em atividade é inferior das que já estão extintas, pois, quanto menor o investimento maior será a possibilidade de extinção. Assim com um número maior desses mesmos negócios, maior será a oportunidades para o profissional contador.

A falta e deficiência das informações necessárias para um bom empreendimento faz com que ocorra um mau controle sobre seus negócios, pois, para em um processo administrativo deve-se ter um bom planejamento, controle e acompanhamento do desempenho da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com