TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  18/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  2.297 Visualizações

Página 1 de 11

NOME DO ALUNO

A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO CONTROLE DE CUSTOS

Projeto de pesquisa apresentado ao 7º semestre do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Nome da instituição, como requisito para a obtenção da nota da disciplina Metodologia da Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso I.

Orientador: Prof.ª nome

        CIDADE - UF

 2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

1.1        Justificativa        

1.2        Problema        

1.3        Objetivos        

1.3.1        Objetivo Geral        

1.3.2        Objetivos Específicos        

1.4        Hipótese        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 Nasce a Contabilidade de Custos        

2.2 Contabilidade – Evolução, Usuários, Objetivo e Qualidade da Informação Contábil        

3 METODOLOGIA        

4 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        



1 INTRODUÇÃO

  1. Justificativa

Hoje, no mercado em geral, com o crescimento da demanda, as empresas tendem a arriscarem-se mais e consequentemente investem mais, aumentando suas despesas, despesas essas que não foram planejadas e/ ou além do esperado.

Sendo assim, algumas destas perdem-se ao longo do tempo entrando em situações difíceis não conseguindo controlar seus custos, gastos etc..

Neste processo é possível observar que algumas dessas situações advêm pelo mau uso ou falta de comunicação entre os setores. Com isso, todo esforço de superar e dar continuidade ao negócio pode vir a baixo, se, a informação gerada pelos setores não for tratada de maneira correta, a fim de auxiliar a tomada de decisão cabível para o momento.

Observando por esse contexto, a qualidade, a importância e manuseio correto da informação contábil, torna-se essencial para a execução e controle dos custos gerados pela atividade da mesma.

Este trabalho evidenciará como a qualidade da informação contábil, é importante no desenvolvimento do negócio, colaborando no plano de ação e tomada de decisão, fornecendo relatórios confiáveis e de fácil entendimento para a administração, contribuindo para a existência e sucesso da empresa.

  1. Problema

Quando e como a informação contábil torna-se eficiente para a execução e controle de custos?

  1. Objetivos

  1. Objetivo Geral

Analisar como a qualidade das informações interferem nos relatórios contábeis apresentados à administração para a tomada de decisão.

  1. Objetivos Específicos

  • Conceituar processo de controle de custos;
  • Determinar quais informações são pertinentes ao controle de custo;
  • Analisar os ambientes inerentes à coleta de dados para geração de informação para a tomada de decisão;
  • Identificar melhorias no tratamento das informações contábeis e
  • Evidenciar o impacto da informação de qualidade no resultado da empresa.
  1. Hipótese

A informação contábil deve ser clara e objetiva de maneira que atenda um extensivo número de usuários, evidenciando a situação real da entidade de modo que, facilite a execução dos planos destes usuários, considerando que, cada um tem interesses próprios em relação a estas informações.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Nasce a Contabilidade de Custos

Sabemos que até a Revolução Industrial no século XVIII, a contabilidade financeira predominava bem estruturada para servir as empresas comerciais. Era de simples compreensão e utilização. A apuração, basicamente, consistia em fazer o levantamento de seus estoques físicos, depois o contador confrontava o montante com as receitas líquidas, chegava-se ao lucro bruto e, em seguida, eram deduzidas as despesas do período, chegando ao resultado da entidade comercial.

Quando ocorreu a revolução industrial, os contadores viram que já não era tão “fácil” essa função. Já que nas indústrias o levantamento do balanço e apuração do resultado tornara-se mais complexo, vemos agora o contabilista, tentando adaptar à indústria os mesmos critérios utilizados pelo comércio. Começou então a adaptação, dentro do mesmo raciocínio, com a formação dos critérios de avaliação de estoques no caso industrial. Nascia a Contabilidade de Custos da Contabilidade financeira, com a necessidade de avaliar os estoques da indústria, como seus princípios derivam dessa primeira finalidade, ou seja, avaliar os estoques, no início não pôde ser explorado todo seu potencial, que hoje tornaram a contabilidade de custos uma importantíssima ferramenta, não apenas de controle como também para auxiliar na tomada de decisão.

2.2 Contabilidade – Evolução, Usuários, Objetivo e Qualidade da Informação Contábil

A contabilidade está presente desde muito tempo, mesmo de forma empírica, as primeiras civilizações já utilizavam o pensamento contábil, através de desenhos, gravuras ou até mesmo pela utilização de pedras como instrumentos para “fazer” contabilidade, com o intuito de controlar seus bens.

De acordo com Sá (1997, p.22):

[...] as mais antigas manifestações de pensamento contábil são as contas primitivas que identificavam os objetos e as quantidades desses como meios patrimoniais. Em pinturas, em gravações em ossos de rena, foram encontrados muitos registros que identificam o elemento patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (201.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com