TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE DE ÓLEOS EM AMAZONE

Projeto de pesquisa: CONTABILIDADE DE ÓLEOS EM AMAZONE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.537 Palavras (15 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 15

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA AMAZÔNIA

MANAUS-AM

2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

GRUPO BETA

Aguinilson

Ana Paula Morais Nogueira

Edinaldo de Barros Fragoso Junior

José Alves Lima Filho

Leda de Oliveira Mendes

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA AMAZÔNIA

Trabalho de ATPS de Economia do Curso de CiênciasContábeis a Banca Examinadora da Universidade Anahnguera Educacional com requisito de obtenção de nota sob a orientação do Professora Maria Renata M. G. Dalpiaz

MANAUS-AM

2012

RESUMO

As primeiras descobertas de petróleo na Amazônia ocorreram em 1954, quando a Petrobras encontrou quantidades não comerciais nas cidades de Nova Olinda, Autas Mirim e Maués, no estado do Amazonas.

De Manaus e Belém os produtos vão abastecer os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso. Em Manaus, a refinaria atende a 15% das necessidades da região.

O preço elevado da principal fonte de energia do mundo industrial provocou severa recessão econômica, reduzindo seu consumo, Seu custo técnico de produção varia muito, em função das características geo-econômicas e geológicas da região produtora.

Pelo ângulo da demanda, o petróleo é um insumo que se caracteriza por forte inelasticidade do preço no curto prazo.

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a divisão da renda obtida com a exploração do petróleo é ‘desigual’ e ‘concentrada’. Pela legislação atual 40% dos recursos obtidos são da União e 60% vão para estados e municípios que exploram o produto.

Planejar, coordenar, promover a execução e controlar a ação federal na Amazônia Legal, tendo em vista o desenvolvimento regional.

Formular, catalisar, mobilizar, induzir, viabilizar iniciativas e recursos voltados para o desenvolvimento da Amazônia.

EXPLORAÇAO DE PETROLEO NA AMAZONIA

As primeiras descobertas de petróleo na Amazônia ocorreram em 1954, quando a Petrobras encontrou quantidades não comerciais nas cidades de Nova Olinda, Autás Mirim e Maués, no estado do Amazonas. Nos primórdios da Petrobras, as pesquisas foram direcionadas para a bacia do Amazonas, em detrimento da bacia do Solimões. Só em 1976 foi feito o primeiro levantamento de sísmica de reflexão na bacia do Solimões. A partir de 1978, ano da descoberta da província gaseífera do Juruá, a pesquisa de petróleo na bacia do Solimões foi intensificada.

Em outubro de 1986, o sonho de prospecção petrolífera na Amazônia tornou-se realidade com a descoberta da província do Urucu, a 600 km de Manaus. Dois anos depois, o óleo já estava sendo escoado por balsas, através do rio Solimões, até a Refinaria Isaac Sabbá (UN-Reman), na capital do estado. Em 1998 teve início a operação do poliduto, com 285 Km de extensão, entre Urucu e Coari, cidade mais próxima da base petrolífera.

DEMANDA E OFERTA

As perfurações mais modernas são feitas por sondas rotativas, com brocas de aço de alta dureza e diferentes tipos e diâmetro, dependentes do diâmetro do poço e da natureza da rocha que devem penetrar. Nesse processo, tem grande importância a injeção de um fluido especial, composto de argila mont - morilonítica e sulfato de bário. Injetada por bomba no interior da haste rotativa de perfuração, ao retornar à superfície ela vem misturada a detritos constituídos de fragmentos das rochas atravessadas pela broca e que permitem sua análise. Além disso, esse fluído serve para lubrificar e resfriar a broca, remover os detritos formados durante a perfuração e impedir o escapamento intempestivo de gases ou óleo sob alta pressão, que pode provocar incêndios.

De Manaus e Belém os produtos vão abastecer os estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso. Em Manaus, a refinaria atende a 15% das necessidades da região. O restante vem das refinarias de Cubatão, Rio de Janeiro e Salvador, pelos navios da Fronape ou por meio de importações. O Terminal de Manaus distribui os produtos para as bases de Caracaraí, em Roraima, Cruzeiro do Sul, no Acre, Oriximiná e Itaituba, no Pará, além da Base de Armazenamento de Santarém.

O Terminal de Manaus é fundamental para a Amazônia Ocidental. Ele faz todo o suprimento para outras bases, por meio de balsas-tanque. Um terminal flutuante interliga os tanques do rio Negro, onde esse terminal flutuante carrega as balsas que vão até Caracaraí, para atender a Roraima, a Cruzeiro do Sul, ao Acre junto à fronteira com o Peru, a Oriximiná, Itaituba e Santarém, no Pará.

A base de Oriximiná é suprida de produtos claros e atende à Mineração Rio do Norte, da Vale do Rio Doce. Ela não fica propriamente na cidade de Oriximiná, e sim, em Porto Trombetas, portanto dentro da mina. Atende aos municípios próximos, e todo o suprimento é fluvial, realizado por pequenas balsas. Com esse esquema de distribuição, o Terminal de Manaus atende a maior área da Amazônia.

O Terminal de Belém recebe os produtos das refinarias de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, tendo 16 tanques para armazenamento de produtos e um armazém de lubrificantes. O terminal também distribui derivados para as bases de Belomonte e Macapá.

O Terminal de Porto Velho é suprido pelo Terminal de Manaus. Todos os produtos chegam por balsas-tanque e são descarregados ali. Porto Velho, por sua vez, abastece as bases de Rio Branco e Vilhena, no outro extremo do estado, fazendo divisa com o Mato Grosso.

CUSTO DE PRODUÇAO

O preço elevado da principal fonte de energia do mundo industrial provocou severa recessão econômica, reduzindo seu consumo. Além disso, induziu a exploração de novas bacias sedimentares em busca de novas fontes de suprimento desse combustível fóssil assim como a busca de tecnologias mais eficientes para o uso da energia e a substituição do petróleo por fontes alternativas. Esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com