TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE FINANCEIRA

Por:   •  29/1/2022  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Elaborado por: RENATO A S LIMA

Disciplina: CONTABILIDADE FINANCEIRA

Turma: ONL021Z3-POGFIRS5T3

Introdução

Apresentação resumida das primeiras aulas realizadas do curso de contabilidade financeira, pautando os pontos crítico e destacando a importância, legitimidade, aplicação e desenvolvimento operacional.

Desenvolvimento
A importância da contabilidade é uma história contada através do tempo, a contabilidade já era praticada rudimentarmente pelo homem primitivo com a contagem de seus insumos e os primeiros indícios de registros patrimoniais foram achados na mesopotâmia. Com o avanço humanidade, também ocorreu as complicações de negócio e foi notório que necessitaríamos de uma maior visibilidade deste campo da ciência para entendemos de forma clara como podemos tomar as melhores decisões. Hoje baseado com as normas internacionais, compliance, índices e outras informações podemos desenvolver relatórios para que investidores nacionais ou não possam entender os dados expostos ali e dessa forma orientar o melhor momento e melhores opções de investimento.

A finalidade da contabilidade é fornecer informações concretas sobre o patrimônio a possíveis variações, demonstrando o resultado realizado do ciclo, podendo notar a uma boa (ou não) administração coorporativa. A exposição dos dados obtidos com o ciclo é voltada a uma vasta gama de interesses, como clientes, investidores, fornecedores, gestão empresarial e afins. Cada tipo de interesse é produzido um relatório pertinente ao seu perfil de estruturação, por exemplo, para um fornecedor as informações produzidas podem refletir no crédito, para o governo a robustez com os impostos, acionistas a sua saúde financeira ao longo do período e até os clientes finais demonstrando dessa forma a sua responsabilidade social.         

No decorrer da discussão notamos que eventualmente ocorre uma confusão na separação da contabilidade gerencial e a financeira, neste mesmo debate ficou claro que a contabilidade gerencial é aplicada como objetivo principal a tomada de decisão e a contabilidade financeira tem o objetivo em análise de dados, respeitando o rigorosamente as normas estabelecidas e com a visão de apresentação ao público externo.

Toda a construção, análise e compreensão da contabilidade e seus dados são controlados por despesas claramente divididas em grupos. Entende-se que a classificação de custos é de acordo com a natureza do negócio, destino e demais aspectos que corroborem a divisão, conforme podemos apontar logo abaixo:

  • Custo: Despesa diretamente relacionada ao processo de geração de renda:

  • Despesas: Despesas incorridas para apoiar a geração de receitas, desde o departamento como o back office O processo de finalização da atividade.:

  • Perda: despesas ou perdas acidentais, desgaste atípico e depreciação:

  • Investimento: Despesas destinadas a aumentar a produção, como a compra de equipamentos.

Portanto, podemos perceber que a contabilidade é uma ciência que gera informações importantes para todos os envolvidos e interessados ​​- sejam eles diretamente relacionados ou não com a empresa - apoia Processo de tomada de decisão, com estrutura de relatório e regras padronizadas O mercado internacional e seus investidores possuem uma classificação de custos corretamente alocada os recursos não podem negar sua importância na era atual. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a complexidade dos estudos efetuados causa impacto direto m toda uma relação social das empresas e essa prática cotidiana prova que o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação auxilia a preparação e a composição da gestão inovadora da qual fazemos parte.


A leitura e o interesse sobre os dados são do interesse dos stake holders, clientes, fornecedores, gestores da empresa e a sociedade como um todo. Cada tipo de sociedade elabora relatórios conforme seu modelo e a estruturação, divulgação e análise é feita nos mais variados níveis. Por exemplo, para um fornecedor o conhecimento dos dados permite um estudo assertivo sobre o limite de crédito que deve ser concedido para o ciente, para o banco demonstra que a empresa tem liquidez, interesse em produtos que auxiliem no ciclo de caixa e outros aspectos, para o governo o reconhecimento de impostos, para os acionistas entender a saúde da instituição e solidez das suas decisões ao longo do exercício entre tantos outros exemplos. Além daqueles que possuem contato direto com a companhia, toda a sociedade se beneficia dos dados contábeis elaborados, pois as empresas atuais passaram a assumir um papel de responsabilidade social e são mais cobradas quanto ao retorno para a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (726.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com