TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERAL: Estudo de caso - REGULARIZAÇÃO DE ESTOQUE

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.824 Palavras (16 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BARRA MANSA - UBM

Curso de Administração

BRENO RIBEIRO SILVA – 20162002131 CAIQUE AUGUSTO DE MOURA SILVA – 20181003615

JOÃO VICTOR DO AMARAL – 20181002926 LEONARDO DE CARVALHO MARTINS- 20181003698 LETICIA NUNES FERREIRA – 20172002678

CONTABILIDADE GERAL: REGULARIZAÇÃO DE ESTOQUE

Barra Mansa – RJ MARÇO/2019


BRENO RIBEIRO SILVA – 20162002131 CAIQUE AUGUSTO DE MOURA SILVA – 20181003615

JOÃO VICTOR DO AMARAL – 20181002926 LEONARDO DE CARVALHO MARTINS- 20181003698 LETICIA NUNES FERREIRA – 20172002678

CONTABILIDADE GERAL: REGULARIZAÇÃO DE ESTOQUE

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Contabilidade Geral, no Curso de Administração do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, sob a orientação da Profº., Antonio Carlos de Almeida Guedes.

Barra Mansa - RJ MARÇO/2019


RESUMO

Com o desenvolvimento da globalização e a constante busca de crescimento do setor comércio de alimentos, a administração das empresas do referido segmento se viu na necessidade de implantar alternativas que viabilizassem o favorecimento do aumento da lucratividade da entidade com o auxílio da tecnologia. A implantação de um sistema eficaz contribui no desenvolvimento das atividades e auxilia também na gestão de um controle de estoque eficaz. Diante de disto, verificou-se que na medida em que uma empresa comercial mantém seu estoque controlado, a mesma tenderá a obter resultados satisfatórios nas compras realizadas, armazenamento das mercadorias e retorno do capital investido. O objetivo principal deste trabalho é expor a importância que o controle de estoque exerce no crescimento de um supermercado (o mesmo solicitou privacidade na divulgação do nome) bem como os transtornos que sua ausência pode causar na entidade. Esta pesquisa foi realizada em um supermercado na cidade de Barra Mansa/RJ. Por meio da análise de documentos, relatórios, e observação do espaço físico da empresa, verificou-se que a gestão está começando a implantar alternativas que viabilizem no melhoramento do controle do estoque, porém, ainda existem falhas neste controle.


[pic 4]

SUMÁRIO REGULARIZAÇÃO DE ESTOQUE[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO.        5
  2. OBJETIVO DA PESQUISA.        6
  1. Geral        6
  2. Específicos        6
  1. A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE        6
  2. ESTUDO DE CASO        7
  3. ARMAZENAMENTO DE ESTOQUE        8
  4. PROCESSOS DE COMERCIALIZAÇÃO        9
  5. IMPACTOS DA AUSÊNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE        10
  6. PONTOS CRÍTICOS OBSERVADOS NA EMPRESA        10
  7. PONTOS POSITIVOS ENCONTRADOS NA EMPRESA        11

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Diante do aumento da globalização e com o avanço de novas tecnologias, as empresas comerciais diariamente buscam alternativas que auxiliem no melhoramento de sua gestão de modo que proporcione resultados positivos. No cenário mercadológico, a competitividade existente entre essas empresas faz criar uma disputa contínua na comercialização de seus produtos, onde ambas utilizam de alguns artifícios para se sobressair diante da concorrência. O desenvolvimento dessas atividades comerciais requer dedicação integrada por parte do gestor e de sua equipe de funcionários, tendo em vista que também é preciso está atento às situações adversas que podem surgir na entidade.

Existe uma complexidade relacionada ao gerenciamento do estoque dessas empresas quando as mesmas trabalham com uma extensa quantidade de itens para venda, pois, a diversidade dos produtos requer um controle equilibrado referente à sua estocagem. Por este motivo é recomendável que esses produtos sejam cadastrados em armazenados de acordo com suas características de uso, como por exemplo, limpeza, laticínios, massas, perfumaria e etc. A adoção deste tipo de critério facilita desde a armazenagem da mercadoria até sua identificação. Um bom controle de estoque e um monitoramento da sua movimentação são atividades indispensáveis para a lucratividade e para competitividade da empresa; porém, o custo do controle de estoque não deverá exceder os benefícios que ele possa proporcionar. O estoque pode ser representado pelo conjunto de matéria prima (em caso de indústrias), produtos em processo de fabricação, produtos acabados e todas aquelas mercadorias armazenadas para venda ou até mesmo uso operacional da empresa, por isso, é de extrema importância que uma entidade aperfeiçoe seu fluxo de materiais, pois é através dos estoques que são representados grande parte dos custos logísticos. Diante do que foi explanado e baseando-se na importância que o estoque representa para uma empresa e analisando os diversos transtornos que sua falta de controle pode causar para uma organização, questiona-se: Qual a real importância que o

controle de estoque representa no desenvolvimento de um estabelecimento comercial?


  1. OBJETIVO DA PESQUISA

  1. Geral

Verificar a importância dos processos de controle de estoque e armazenagem e o impacto destes no crescimento econômico da organização.

  1. Específicos

  • Descrever o processo de controle de estoque;
  • Analisar o processo de compra e comercialização das mercadorias;
  • Demonstrar os impactos da ausência do controle de estoque;
  • Evidenciar fatores que contribuem para a otimização do controle de estoque;
  • Verificar se os procedimentos adotados no controle de estoque da empresa estão sendo favoráveis ao seu crescimento.

  1. A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE DE ESTOQUE

O estoque é um item indispensável para a composição de uma empresa, seja ela industrial ou comercial. O modo como ele é armazenado e controlado pode aumentar a lucratividade da entidade ou causar transtornos para a mesma. Para isso, é indispensável que o gestor participe fielmente na administração da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (201 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com