TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE NO SISTEMA DO SISTEMA DE VENTO

Tese: CONTABILIDADE NO SISTEMA DO SISTEMA DE VENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

4. CONTABILIDADE NA EMPRESA VETRO SYSTEM

4.1 O QUE E CONTABILIDADE?

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins.

Diversas técnicas são usadas pela contabilidade para que seus objetivos sejam atingidos: a escrituração é uma forma própria desta ciência de registrar as ocorrências patrimoniais; as demonstrações contábeis são demonstrações expositivas para reunir os fatos de maneira a obter maiores informações, e a análise de balanços é uma técnica que permite decompor, comparar e interpretar o conteúdo das demonstrações contábeis, fornecendo informações analíticas, cuja utilidade vai além do administrador.

Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte.

No entanto, independente de sua classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.

4.2 CONTABILIDADE NA EMPRESA VETRO SYSTEM.

Na empresa Vetro System o objetivo principal da contabilidade é coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações acerca dos negócios da empresa. Esses relatórios são feitos através do BALANÇO PATRIMONIAL.

4.3 BALANÇO PATRONIMONIAL DA EMPRESA VETRO SYSTEM.

Os bens, os direitos e as obrigações formam, no conjunto, o Patrimônio da Vetro System, que é demostrado pela contabilidade sob a forma do Balanço Patrimonial. Esse balanço é dividido em duas colunas: Ativo e Passivo. Sob a rubrica do Ativo são relacionados os bens e os direitos e o Passivo compreende as obrigações. Ainda, na coluna do Passivo aparece o capital próprio, sob a denominação de Patrimônio Liquido.

Temos, então um Patrimônio no sentido amplo, que abrange os bens, os direitos e as obrigações, e um Patrimônio Líquido, que corresponde ao capital próprio (dos sócios) . O Patrimônio Líquido é sempre igual à diferença entre a soma dos bens e direitos e o valor das obrigações.

4.4 ESTRUTURA DO BALANÇO DA EMPRESA VETRO SYSTEM.

É de suma importância a correta estrutura do balanço, isto é, a forma de sua apresentação. Nele têm interesse não só os dirigentes da Vetro System, mas também os órgãos governamentais de fiscalização, os sócios ou acionista que não participam da administração, os Bancos, fornecedores e demais credores, bem como fornecedores e demais credores, bem como terceiros que desejam conhecer o estado patrimonial da Vetro System, especialmente o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com