TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade E Sistemas De Informação

Ensaios: Contabilidade E Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A gestão eficiente de informações contábeis representa um dos maiores desafios enfrentado pelas empresas. O crescimento da quantidade de transações tornou indispensável o uso dos sistemas de informações informatizados.

Entretanto, ainda há empresas que não têm investido na implantação e adequação desse tipo de sistema que possibilita a integração dos dados, resultando em informações úteis à contabilidade e possibilitando o monitoramento das atividades operacionais internas e a demonstração da realidade da empresa a partir de relatórios gerenciais contábeis.

A utilização de Sistemas de Informações facilita o processo de lançamentos contábeis e fornece relatórios para tomada de decisão na área. Outro fato importante diz respeito à melhoria do desempenho e qualidade das organizações empresariais a partir do uso destes sistemas.

Marion (2009) cita que ao longo dos anos os contadores vêm evoluindo no seu método de contabilizar uma empresa. No começo os contabilistas se utilizavam de sistemas manuais, aonde registravam todos os dados relacionados à Contabilidade da empresa. Mas com o passar do tempo este tipo de sistema caiu em desuso, sendo substituído pelo Sistema Maquinizado. Nesse tipo de sistema era utilizada a máquina de datilografar, a máquina de calcular e um formulário denominado Ficha Triplice.

O Sistema Maquinizado era muito utilizado em empresas de pequeno porte e em escritórios de contabilidade, por motivo de seu baixo custo e sua razoável eficiência. Logo após veio Sistema Mecanizado, caracterizado por uma máquina específica que possibilitava o desenvolvimento da contabilidade.

Nos dias de hoje os escritórios de contabilidade fazem uso do Sistema Eletrônico que aplica a tecnologia da informação, o uso de Sistemas de Informações Gerenciais, Sistemas Integrados de Gestão e a Internet. Os Softwares tornaram-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das tarefas do cotidiano de uma empresa e dos escritórios de contabilidade.

Além das empresas, também o governo preocupou-se em desenvolver Sistemas de Informações, aplicando segurança da informação e a Internet. Em 2007 instituiu-se o Decreto nº 6.022 do Sistema de Escrituração Digital (SPED), que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010) e constitui-se em mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes (RECEITA FEDERAL, 2013).

A partir desta contextualização, o problema proposto para a pesquisa foi a dificuldade de implantação de Sistemas de Informações Integrados com a contabilidade nas indústrias, bem como os desafios para a geração de informação para o Fisco.

A partir desta contextualização, o objetivo geral deste trabalho foi descrever quais os resultados e vantagens obtidas pelas indústrias da cidade de Ponta Grossa – Pr, a partir da utilização dos Sistemas de Informações de maneira integrada à Contabilidade e gerando informações para o Fisco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com