TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

Por:   •  25/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 6

CONTABILIDADE NOS NEGÓCIOS EMPRESARIAIS

 

 

Danilo Silva Dias[1] 

Edmilson Oliveira da Silva Junior[2] 

Diego Silva Dias[3] 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

Hoje a contabilidade nos negócios empresariais é como um painel de avião, é preciso passar todas as informações para que tudo ocorra bem na empresa.  

As empresas independentes do seguimento que ela seja: Industria, serviço, comercio entre outros, é primordial que a contabilidade esteja com informações de qualidade, para que seja usada como uma ferramenta para tomada de decisões.

 

A tempos a contabilidade vem se tornando cada vez mais uma ferramenta indispensável para o mundo negócios, sendo capaz de mostrar aos gestores empresariais todos os valores de seus custos, lucratividade, receitas, despesas, ativos e passivos. Diante de tal cenário podemos afirmar que a contabilidade pode contribuir grandiosamente para gestão empresarial.

 

O objetivo dessa pesquisa é analisar fatos da Contabilidade nos negócios empresariais, desde a sua descoberta nos primórdios da civilização até os dias atuais, buscando verificar o estágio evolutivo da contabilidade, seus conceitos contábeis, campo de atuação, relações sociais, jurídicas e econômicas.  

 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

 

2.1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

[pic 1] 

 

Segundo Ribeiro Filho, Lopes e Pederneiras (2009, pág. 22), já existiam registros de fundamentos contábeis há cerca 4.000 anos A.C na cidade de URUK, onde foram desenvolvidas técnicas de escrituração em grandes placas de argilas, os primeiros livros contábeis surgiram no Egito 2.000 ano A.C, eram feitos de PAPIRO (material extraído do talo de uma planta egípcia chamada Cyperus papyrvs), nesses livros eles registravam a produção de alimentos e também começaram a usar valores monetários em ouro e prata.

 

A contabilidade só teve destaque nos séculos XI e XV com a expansão comercial, onde a mesma tornou-se base para troca de produtos e serviços, na época o FREI LUCA PATIOLE publicou o Método das Partidas Dobradas indicando que todo credito corresponde a um debito no mesmo valor, no qual esse sistema é utilizado ate os dias atuais. Com isso na revolução industrial em 1976 a produção em larga escala se tornou possível e com isso foi desenvolvido a contabilidade de custo para que se tivesse o controle de gasto com matéria prima e mão de obra.

Hoje a contabilidade conta com a ajuda de várias ferramentas de automatização onde auxiliam na rapidez e precisão deixando os contadores com mais tempo para análise de dados. Diante de tais fatos podemos afirmar que a contabilidade se tornou indispensável para o mundo dos negócios.

 

 

2.2 CONCEITOS CONTABILIDADE

 

A contabilidade tem se tornado fundamental para as empresas de todo porte. Sua principal função é ajuda a melhorar seus processos financeiros, fiscais, redução de custos, otimização de gastos e garantindo um crescimento das empresas.

 

Para Sá (1998, p. 42), “Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação à eficácia das células sociais”

 

De acordo com Ribeiro (1992, p. 15), “a contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa"

 

Segundo Ribeiro (2005) os usuários da contabilidade são todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham algum tipo de interesse em relação à avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas, administradores, governo (físico), fornecedores, bancos e etc.

 

 

2.3 OBJETIVO DA CONTABILIDADE 

 

O objetivo da contabilidade primordial é gerar informações para a tomada de decisão, com isso os clientes conseguem prever os gastos e ganhos fazendo acompanhamento do mercado com eficiência. A contabilidade empresarial é uma área que envolve todos os processos contábeis necessários para que uma empresa opere em pleno funcionamento, sobretudo em conformidade com o governo. Dessa forma, inclui aspectos fiscais, tributários, previdenciários, legais e trabalhistas.

 

Para Iudícibus (1995, p.21), “o objetivo básico da contabilidade resume-se no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais”.  

 

Ainda de acordo com o mesmo autor “o objetivo básico da contabilidade, portanto, pode ser resumido no fornecimento de informações econômicas para os vários usuários, de forma que propiciem decisões racionais”.

 

 

2.4 CAMPOS DE ATUAÇÕES

 

O profissional contábil, ao iniciar sua carreira, deverá ter pleno conhecimento e segurança sobre a área em irá atuar, pois a contabilidade está presente em todos os setores, desde o controle financeiro pessoal até em empresas multinacionais, sem deixar de lado o setor público. As áreas de atuação da contabilidade abrangem qualquer atividade que exija controle e análise, ou seja, é uma atividade inerente à própria civilização.

 

“Contabilidade é uma ciência que permite, através das suas técnicas, manter um controle permanente do patrimônio da empresa” (Ribeiro, 2005), ou seja, é uma ciência que estuda, registra, controla fatos ocorridos no patrimônio das entidades.

 

2.5 BALANÇO PATRIMONIAL

 

(FRANCO,1997, p.21) define:  

 

A Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações e orientação necessárias à tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com