TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE: VISÃO INTERDISCIPLINÁRIA

Tese: CONTABILIDADE: VISÃO INTERDISCIPLINÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

CONTABILIDADE: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR

OBJETIVOS DA ATIVIDADE:

• Buscar a construção de uma visão interdisciplinar sobre os conteúdos específicos das diferentes áreas.

• Desenvolver um trabalho de responsabilidade com a formação do acadêmico como ser humano, na perspectiva da melhoria da vida pessoal e social.

ORIENTAÇÕES:

De acordo com o texto a seguir (adaptado do texto: conselho federal de contabilidade – 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade – Sobre “O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E AS ABORDAGENS NORMATIVA E POSITIVA NA CONTABILIDADE”). Os alunos deverão debater sobre as atividades propostas após a leitura e na sequência fazerem uma análise geral considerando a importância da disciplina de Homem, Cultura e Sociedade no curso de Ciências Contábeis.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS E AS DEMAIS CIÊNCIAS

Enfatizar que a Ciência Contábil precisa inter-relacionar-se cada vez mais com as outras ciências particulares, como: História, Sociologia, Antropologia e Filosofia. Demonstrar que uma nova abordagem contábil tem condições de contemplar métodos que possibilitem à Contabilidade, como Ciência Social em constante construção. [...] Pensar a Contabilidade vai além da elaboração e apresentação de relatórios ligados ao patrimônio. É necessário ver o que existe oculto na análise patrimonial: as ideias, as teorias e as ideologias que marcam tal situação. Não basta demonstrar uma situação patrimonial em um

UNOPAR VIRTUAL

Ciências Contábeis

determinado momento, é, necessário deixar claro como tal situação foi alcançada. [...] Partido do pressuposto da transformação constante, fruto das múltiplas relações dos envolvidos, no processo empresarial, a Contabilidade, ocupa papel de destaque na postura coerente do profissional contábil, como uma espécie de arauto e aglutinador, que deixa de servir apenas a um determinado segmento para tornar-se uma espécie de termômetro do próprio calor dos envolvidos.

INFRA E SUPERESTRUTURA

A sociedade está alicerçada sobre dois grandes aspectos: infra e superestrutura. A infraestrutura pode ser conceituada como a base sólida e palpável que em última instância é definida como aquela que possui corpo físico. Já a superestrutura é nitidamente predominante no campo das ideias, dos valores, das crenças e das ideologias. Em um primeiro momento talvez se visualize o papel da Contabilidade mais ligado à questão da infraestrutura, aspecto material (patrimonial) até pelo próprio objeto atribuído a ela. Porém, a questão metodológica, no aspecto teórico, possui maior proximidade com a área imaterial: das ideias, para alguns da ideologia. Assim é possível afirmar que a Contabilidade enquanto prática está fortemente atrelada à área material, ou seja, da infraestrutura e enquanto teoria possui maior força como instrumento ligado à questão da superestrutura, logo: ideológica.

“CIÊNCIAS” CONTÁBEIS

Dar status de ciência à Contabilidade, necessariamente admite a pluralidade de visões e concepções, pois não é possível conceber uma ciência conclusa, formada e definitiva, mas sim, uma ciência em construção permanente: esta é a dinâmica da construção da Ciência Contábil. Uma abordagem não pode ser criada para atender a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com