TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTAS CONTABILÍSTICAS

Projeto de pesquisa: CONTAS CONTABILÍSTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

ATOS CONTÁBEIS

Todos os contadores ou estudantes de ciências contábeis deveriam saber que os acontecimentos em qualquer empresa podem ou não alterar o seu patrimônio. Os acontecimentos que não alteram o patrimônio da empresa, chamamos de Atos Administrativos. Portanto, Atos Administrativos são aqueles que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio. Sendo assim, não podem ser contabilizados, podem ser feito apenas um livro caixa para o registro de um fato contábil, um elemento patrimonial é utilizado (Escrituração do Livro Caixa, visando apenas ao controle de dinheiro), pois uma vez que não alteram o patrimônio da empresa não precisa ser feito nenhuma contabilização.

Exemplos:

Admissão de funcionários, envio de duplicatas ao banco apenas para simples cobrança.

FATOS PERMUTATIVOS

São fatos que não alteram o patrimônio da empresa, pois representam apenas trocas de elementos seus elementos contábeis.

FATOS MODIFICATIVOS

São aqueles que provocam alterações no valor do patrimônio líquido (PL) ou situação líquida (SL), podem ser aumentativos (quando provocam acréscimos no valor do patrimônio líquido) ou diminutivos (quando provocam reduções no valor do patrimônio líquido).

FATOS CONTÁBEIS MODIFICADOS DIMINUTIVOS:

FATOS CONTÁBEIS MODIFICADOS DIMINUTIVOS:

Ocorre quando economicamente a empresa fica mais pobre, pois o patrimônio líquido reduz de valor por obrigatoriamente ter que efetuar suas despesas.

Ex.: pagamento de salários. O efeito causado pela operação é o de diminuir o Ativo (Caixa) e diminuir o PL (Despesa c/ Salários)

FATOS CONTÁBEIS MISTOS

Os Fatos Mistos ou Compostos são aqueles em que ocorrem, simultaneamente, alteração qualitativa (permuta) e quantitativa (modificação) no patrimônio. Da mesma forma que os Fatos Modificativos, os Mistos podem ser verificados por meio da alteração direta ou indireta do Patrimônio Líquido.

OPINIAO

A Contabilidade tem como finalidade mostrar a situação da empresa paras as pessoas interessadas nessas informações. Essas pessoas estão ligadas diretamente ou indiretamente a empresa. Como pessoas diretamente ligadas a essas informações os sócios, acionistas e proprietários que buscam saber qual a rentabilidade e segurança em seus investimentos dentro da empresa e os gestores e administradores são os responsáveis pelas tomadas de decisões da empresa pois assim podem colher informações que possam ajudar as pessoas que estão ligadas as instituições financeiras que buscam colher informações necessárias para a verificação das condições em que a determinada empresa se encontra por isso e necessário ter sempre um contador de confiança para atender essa devidas necessidades para também dar uma melhor direção de como dirigir a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com