TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Plano De Contas

Dissertações: Atps Plano De Contas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2013  •  4.959 Palavras (20 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Segundo José Carlos Marion, a Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisão dentro e fora da empresa. Ela é antiga, e é usada em casa para administrar as contas domesticas, e em empresas auxilia as pessoas a tomar decisões. Toda a Contabilidade nada mais é do que um gigantesco painel de indicadores, no que se refere ao gerenciamento de uma entidade, não podendo esquecer nunca, que o próprio sistema de informação é um meio, um instrumento, um indicador por mais importante que possa ser.

Ao longo do tempo a Contabilidade se estruturou por meio de acontecimentos que a época se propunha, levando aos acontecimentos tanto o que regaras do mercado econômico empunha quando as mudanças do que poderia ser determinado como riqueza.

A Contabilidade trata se de um sistema de coleta de informações sobre uma organização, é conhecida como a Ciência que estuda e prática as funções de orientações, de controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica.

Através dos suas funções, a Contabilidade orienta o administrador sobre as alterações ocorridas no patrimônio, e através da escrituração, mostra a suas atuações e ajuda a controlar o movimento de todas essas alterações.

O desenvolvimento contábil acompanha de perto o desenvolvimento econômico, e propões se estudar e controlar a riqueza da organização. Seu objetivo é claro e seu objeto de estudo, mais ainda. Através desse controle a Contabilidade possibilita aos seus usuários a tomada de decisão da forma mais acertada possível, buscando a continuidade da empresa e sua boa saúde financeira.

1.CONCEITOS E EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE

1.1A ORIGEM DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Alguns teóricos dizem que a contabilidade existe, desde 4.000 A.C. ou ainda 6.000 A.C. mas podemos imaginar o homem, na antiguidade, sem conhecer números a escrita e nem a moeda, e exercendo a atividade de pastoreio. Com a chegada do inverno o homem prepara toda a provisão para o sustento do seu rebanho, pois vem ai um longo período de frio pela frente.

E antes que caísse a primeira neve o homem recolhia o seu rebanho para protegê-los do frio que matava. E o que fazer agora neste período após tosquiar as ovelhas o trabalho empírico findava-se não havendo ao homem o que fazer nestes dias de frio.

Então o homem começa a se questionar quanto será que meu rebanho cresceu em relação ao ultimo frio será que cresceu mais ou perdi algumas cabeças e sendo ambicioso natural do homem que queria ver o seu rebanho aumentando e prosperando surge a necessidade de contar.

Neste período entra a função da contabilidade no inicio da civilização a fim de avaliar a riqueza do homem seus acréscimos decréscimos e bem como evoluía o patrimônio do homem.

Mas como contar sem conhecer ainda os números e nem a escrita e nem moeda? Sem ter o que fazer nos dias de frio o homem tem a ideia de separar uma pedrinha para cada ovelha fazendo um monte de pedrinhas correspondente ao seu rebanho o hoje seria chamado de inventario. Podendo se repetir no próximo inverno a fim de saber se o rebanho aumentou o diminuiu surgia assim à contabilidade desde o inicio da civilização.

1.2 OS PRIMEIROS SINAIS DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Tendo indícios de que os fenícios foram às primeiras cidades comerciais porem as praticas de comércios eram exercidas pelas principais cidades da antiguidade.

Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie.

As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.

Os suméricos e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente 2,5 a 4,5 centímetros, tendo faces ligeiramente convexas.

Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara do animal cuja existência se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes.

1.3 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

O livro de Jó considerado o livro mais antigo da bíblia consta o inventário do patrimônio de Jó personagem do livro “E eram seu gado sete mil ovelhas, três mil camelos, e quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas” (bíblia livro Jó capitulo 1 verso 3). Mas, Jó perde tudo o que tem, e no fim do livro tendo o senhor abençoado ele, recupera o que perdera dobrando sua riqueza que antes tivera. “E assim abençoou o senhor o ultimo estado de Jó, mais do que o primeiro; porque teve quatorze mil ovelhas, e sete mil camelos, e mil juntas de boi e mil jumentas. (bíblia livro Jó capitulo 42 verso 12).

Esses exemplos nos mostram que a contabilidade já existia com o primitivismo dos povos mesmo que seus conhecimentos matemáticos fossem limitados.

Talvez na época de Jó já se introduzisse um período mnemônico da contabilidade por meio da escrita cuneiforme, ou seja, símbolos gravados em barro em placas de argila, dando-se os primeiros passos para o registro. As próprias placas de argila serviam como relatórios

Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam há 6.000 anos antes de Cristo.

A escrita no Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. O inventário revestia-se de tal importância, que a contagem do boi, divindade adorada pelos egípcios, marcava o inicio do calendário adotado.

Em Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci", de Leonardo Pisano.

Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com