TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitalismo: Uma história Ética

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Ética

Professora Eleide Abril Gordon Findlay

Alunos: Laisa Vicente Arins / Ricardo Henrique de Aguiar de Carvalho

Capitalismo: Uma história Ética.

        O Capitalismo pode ser definido como um sistema econômico onde os meios de produção e distribuição de bens e serviços são feitos através de propriedades privadas cujo objetivo final é o lucro.  Sendo assim as decisões a respeito dessa produção e distribuição são tomadas pelas empresas e não pelos governos. 

        Atualmente o capitalismo é o sistema econômico dominante em praticamente todo o mundo, incluindo desde países pobres, até as economias mais desenvolvidas. Umas das características mais marcantes desse sistema é a distribuição desigual das riquezas produzidas, uma vez que os grandes capitalistas ficam com todo o lucro para si, enquanto o restante da população divide o que sobra.

        No sistema capitalista o principal objetivo das organizações é o lucro, pois os donos do capital sempre irão investir em algo que lhes garanta rentabilidade. Sendo assim, os investidores sempre tentarão garantir uma forma de maximizar seus lucros.

        O problema é que nem sempre essa maneira de maximizar seus ganhos são feitos de maneira ética, conforme mostrado no documentário do cineasta Michael Moore.

        Conforme podemos observar não só no documentário, mas também a nossa volta, a ganancia de certas organizações parece não ter fim. Estas organizações fazem de tudo para conseguir aumentar a fortuna de seus donos, utilizando de métodos que em alguns casos pode ser considerado como crime.

        Podemos citar como exemplos os fatos demonstrados no documentário, onde empresas fazem apólices de seguros de vida para seus funcionários e se nomeiam como beneficiarias, e quando estes empregados morrem, elas ficam com o valor do resgate, enquanto as famílias, geralmente pobres, tem que arcar com as despesas do funeral. Outros exemplos ainda podem ser citados como a exposição de funcionários a atividades insalubres ou perigosas, negligenciando o risco de vida que eles correm, simplesmente para cortar gastos com segurança.

        Mas um dos maiores problemas do sistema capitalista provavelmente é o fato de os donos do capital exercem grande influencia nos governos de qualquer pais. Isso se da principalmente através de lobistas, de pagamentos de propina, e financiamento de campanhas eleitorais.

        Com isso as empresas garantem que os integrantes dos governos atendam aos seus interesses, e não o interessa da maioria, que é o objetivo pelo qual os governantes deveriam agir.

        No Brasil, por exemplo, sabemos que a pratica de lobby é crime, diferente dos E.U.A, porém o lobby ocorre em ambos os países, onde os políticos que recebem dinheiro de lobistas, atendem aos interesses de certas organizações.

        As doações de campanha também são parte fundamental dessa corrupção por parte dos governos, pois geralmente as empresas doam para mais de um candidato, tendo assim, garantido que seus interesses sejam defendidos por todos eles.

        Sendo assim, podemos concluir que o atual sistema capitalista, deveria ser revisto, pois ele tem sido a causa da grande desigualdade existente da distribuição de renda no mundo, além de outras atitudes antiéticas cometidas por varias organizações de todo o mundo. As empresas precisam crescer, porém este crescimento deve estar acompanhado de responsabilidade social e ética, sem interferências nas decisões governamentais cujos objetivos devem ser o de garantir bem estar social a todas as pessoas, e o desenvolvimento deve alcançar a todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com