TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carl Hempel e a Questão da Investigação Científica

Por:   •  28/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 3

UFABC

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BASES EPISTEMOLÓGICAS DA CIÊNCIA MODERNA

VICTOR EDUARDO DE OLIVEIRA TAVARES

R.A. = 11202130338

[pic 1]

                          Carl Hempel e a questão da investigação científica

São Bernardo do Campo

2022

O que é o método científico e qual a sua importância para os dias de hoje?

A princípio, pode-se realizar um paralelo, com o intuito de explicar com mais clareza o método científico, ao trabalho realizado sobre a febre puerperal, realizado pelo médico húngaro Iguaz Semmelweis, no Hospital Geral de Viena, de 1844 a 1848. Nessa investigação científica, observou-se um número considerável de mulheres internadas no Primeiro Serviço da Maternidade do Hospital, as quais contraíram após o parto uma doença séria que muitas vezes levava a óbito, denominada febre puerperal. O médico, totalmente preocupado com esse impasse, partiu do pressuposto que conseguiria resolvê-lo seguindo um caminho que ele mesmo descreveu em um livro sobre a causa e a prevenção dessa variante febril.        

Em primeira análise, Semmelweis procurou as possíveis causas da febre, por intermédio de um pilar fundamental do método científico: a observação. A partir de informações estatísticas obtidas no próprio hospital, ele passou a formular inúmeras hipóteses sobre as possíveis causas, duas delas, por exemplo, são: atribuição das mortes ao ar contaminado pelos miasmas e a superlotação. No entanto, a maioria dessas ideias foram descartas pelo médico, uma vez que ele mesmo comprovou as suas irregularidades. Por conseguinte, sem mais pressupostos, Iguaz obteve um dia de sorte e revés ao mesmo tempo: seu amigo Jacob faleceu, após ser ferido por um bisturi e apresentou os mesmos sintomas da febre puerperal, em sua autópsia constou os órgãos feridos da mesma forma que as gestantes. Assim, Semmelweis criou a sua teoria mais fundamentada: associou a falta de higiene nas mãos de estudantes e médicos nas operações clínicas com o transporte de partículas denominadas por ele de “cadavéricas” para os órgãos genitais das mulheres durante o parto.

Em segunda análise, Semmelweis criou um estudo experimental que visava investigar, de modo minucioso, a taxa de mortalidade das gestantes após procedimentos de higiene em equipamentos e em médicos. Para tanto, ele aconselhou todos utilizarem uma substância de cal clorado antes de qualquer procedimento e esses processos melhoraram significativamente a expectativa de vida pós-parto: em poucos meses a taxa de mortes caiu de 12,24% para 3,04%. No entanto, mesmo obtendo resultados extremamente positivos Semmelweis foi visto sob uma perspectiva negacionista: a carência de um método científico foi um dos fatores que tornaram sua teoria “refutável” pois em suas experimentações faltou universalizar a hipótese e testes experimentais para outros ramos clínicos. Além disso, sua teoria baseava-se em perspectivas antagônicas à teoria mais aceita na época: a teoria miasmática. Logo, o médico húngaro foi alvo de críticas por diversos médicos renomados e, infelizmente, adoeceu e foi internado em uma clínica psiquiátrica, onde faleceu meses depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com