TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenário Empresarial

Por:   •  28/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

1 Cenário Empresarial

1.1 A matemática a serviço das empresas

Para as empresas o conhecimento da matemática principalmente na parte contábil é muito importante e essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Esses conhecimentos matemáticos são para que a empresa saiba como controlar os lucros e os prejuízos, como também o pagamento do salário aos funcionários e os bens adquiridos pela empresa.

1.2 Fatores ambientais da organização

Os fatores ambientais tanto externos quanto internos influenciam para o bom funcionamento da empresa, eles estão crescendo a cada ano, isso ocorre com as inovações da empresa como a compra de equipamentos novos e modernos e a qualificação dos funcionários.

1.3 Aspectos jurídicos do empresário

É comum as pessoas terem boas ideias, mas a diferença esta naqueles que conseguem torná-las realidade. Muitas pessoas não acreditam ou não confiam na sua própria capacidade de transformar as ideias em realidade, essas pessoas são incapazes de serem empreendedores.

Se acreditarmos em nós mesmos e decidirmos entre varias ideias não é preciso ficar pensando no que ficou para trás. Quem foca no que quer tem a capacidade de ser um bom empreendedor.

Os requisitos para a existência de uma pessoa jurídica são: vontade humana criadora, observância das condições legais para sua formação e finalidade lícita.

As responsabilidades do profissional contábil foi incorporada no Código Civil em 2002. A responsabilidade aumentou com o novo Código, exige mais cautela. Menciona Silva e Brito (2003, p.26), “responderá pessoalmente quando agir com culpa. Tal qual no ramo do direito penal: age com culpa aquele que age com negligencia, imprudência ou imperícia, onde o agente embora pratique o ato desconhece ou não espera o resultado, ou seja, o resultado é alheio a vontade do agente.”

3

1.4 A participação da contabilidade nas empresas

A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais.

O controle patrimonial das organizações é feito pelo balanço patrimonial, ele é dividido em ativo, passivo e patrimônio liquido.

Ativo: é composto de bens e direitos de uma empresa, os bens dividem-se em tangíveis e intangíveis, e os direitos representam os valores que a entidade possui em relação a terceiros.

Passivo: corresponde às obrigações a pagar, ou seja, os valores que a empresa deve a terceiros.

Patrimônio Liquido: representa a riqueza liquida de uma entidade, representada pela equação: PL = Bens + Direitos – Obrigações.

Os princípios da contabilidade permitem aos usuários fixar padrões de comparação e de credibilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com