TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências Atuariais e Controladoria

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.033 Palavras (37 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

1  Ciências Atuariais.....................................................................................................4

2  Controladoria dentro das empresas.........................................................................6

3  Regime cumulativo e não cumulativo do PIS e COFINS.........................................9

4  Elisão fiscal x Evasão fiscal....................................................................................19

5  Auditoria interna e Externa.....................................................................................21

6  Controles Internos..................................................................................................25

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................28

REFERENCIAS..........................................................................................................29



  1. INTRODUÇÃO

A partir das seguintes informações: A empresa EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA., atua no ramo de comércio e manutenção de máquinas industriais. Seus dirigentes possuem algumas dúvidas administrativas e a maior é sobre a melhor forma de tributação para a sua empresa. Eles entendem que planejar antecipadamente o que será cobrado de tributos é uma questão estratégica para uma boa administração da carga tributária com reflexos nas finanças empresariais, pois se a forma de tributação não for cuidadosamente analisada, sujeita a empresa a pagar tributos a mais do que efetivamente poderia pagar ou até mesmo recolhendo tributos de forma errada, ou seja, podendo causar prejuízos em ambos os casos.

Os dirigentes sabem da importância de possuir uma análise em alto nível, pois, desta forma pode-se auxiliar a empresa a pagar menos tributos e dentro da Lei, mas para isto, eles precisam de vocês com todo o seu conhecimento contábil adquirido.

O Sr. José Carlos, é um dos sócios administradores da EURO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL LTDA, ele possui uma série de dúvidas sobre as Ciências Atuariais, Controladoria, Planejamento Tributário e Auditoria e contratou você para prestar-lhe os devidos esclarecimentos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para esclarecimento ao Sr. José Carlos foi feito o seguinte texto:

  1. Ciências Atuariais

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares.

Como a ciência atuarial é multidisciplinar, o atuário precisa estar por dentro da situação financeira e patrimonial da empresa de forma que os cálculos vão garantir equilíbrio atuarial dos planos de seguro e previdência, conhecimento da lei dos grandes números, de probabilidade, também analisa as conseqüências econômicas de risco e seus impactos na empresa ou dentro do contexto social. Por isso utiliza dos ramos de conhecimentos como matemática financeira, probabilidade estatística, economia, direito, contabilidade, entre outros.

Os estudos da atuária dividem-se em dois principais ramos: vida e não-vida. O primeiro trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde. O segundo está mais relacionado a características de curto prazo, como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

Seu objetivo central é detectar a probabilidade de ocorrência de danos e perdas nas empresas seguradoras e previdenciárias. Esse profissional também define o nível de reservas que cada empresa deve ter como garantia para o pagamento dos seguros contratados pelos clientes.

“É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional formado nessa graduação analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de danos e perdas da instituição seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos. É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas. O atuário só pode trabalhar se contar com o registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária e, para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação”.

Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Também é necessário que seja responsável, tenha capacidade de observação, visão de projeto, capacidade de concentração, interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios, facilidade de aprendizado, capacidade de gerenciamento e metodologia.

O atuário é um técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos, políticas de investimento e amortizações e, em seguros privados e sociais, calculando probabilidades e eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61 Kb)   pdf (341 Kb)   docx (923.1 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com