TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos custos. Métodos de cálculo

Seminário: Classificação dos custos. Métodos de cálculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Seminário  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

TURISMO

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

Gestão de Custos

Etapa Nº: 1 Classificação de Custos. Métodos de Custeamento e

Etapa Nº: 2 Comportamento dos Custos.

Profº:

Alunos: RA:

São Paulo

2013

Início da Gestão de Custos

A preocupação com custos teve início, basicamente, na Revolução Industrial, onde surgiu a necessidade de avaliar os inventários, sejam eles, de matérias-primas, de produtos acabados, ou de produtos em processo; na verdade a contabilidade de custos teve seu processo evolutivo juntamente com o segmento industrial, este exigindo mais precisão e a outra correspondendo. A introdução de máquinas mais complexas, o surgimento da concorrência (disputa por consumidores no mercado) e o desenvolvimento de tecnologias de fabricação mais sofisticadas exigiram da contabilidade de custos o desenvolvimento de modelos mais adequados para apuração dos custos dos produtos fabricados. Nesta mesma época, teve início uma nova adequação da forma e da estrutura governamental, que atualmente vem se aparelhando e se estruturando de tal forma a obrigar as organizações a tributarem de forma correta seus ganhos, sendo estas, então, dirigidas para a aplicação de um novo e mais preciso ferramental destinado a comprovar os devidos valores dos tributos a recolher.

A apuração dos custos dos produtos fabricados era efetuada dentro da contabilidade formal da empresa, com dados ali disponíveis. O

desenvolvimento da economia em geral obrigou às empresas a disporem de outros dados para suporte de seus sistemas decisórios, situação esta que criou as condições essenciais para o desenvolvimento da contabilidade financeira, com o objetivo de registrar as alterações patrimoniais e submeter os dados da empresa ao público em geral e administrativa, também denominada Gestão de Custos, é voltada a produzir informações para o usuário interno, que é responsável pela apuração de dados destinados a subsidiar o planejamento, a controladoria, o estabelecimento de estratégias e outros subsistemas requerentes, identificando, coletando, mensurando, classificando e relatando informações que são úteis aos gestores para o custeio (determinar quanto algo custa).

Contabilidade de Custos

Um sistema de contabilidade de custos é desenvolvido para atingir finalidades específicas, que podem estar relacionadas com o fornecimento de dados de custos para a medição dos lucros, determinação da rentabilidade e avaliação do patrimônio, identificação de métodos e procedimentos para o controle das operações e atividades da empresa e a de fornecer informações sobre custos para a tomada de decisões e planejamento através de processos analíticos.

Matz, Frank e Curry (1974) colocam a contabilidade de custos como integrante do processo administrativo provendo registros dos custos dos produtos e dados para estudos de custos especiais que envolvem escolhas alternativas com relação a operações e funções, assistindo dessa forma a administração em suas decisões sobre políticas de

vendas, métodos de produção, procedimentos de compras, planos financeiros e estrutura de capital.

Segundo Leone (1987), a contabilidade de custos pode ser conceituada como o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão e de planejamento.

Um sistema de contabilidade de custos adotados por uma empresa e precisa ser compatível com sua estrutura organizacional, seus procedimento de manufatura e seus tipos de informações sobre custos. Podemos visualizar que a contabilidade de custos tem a função de suprir a administração de uma organização com dados que representem o montante de recursos utilizados para executar as várias fases de seu processo operacional.

Custos: Uma Visão Geral dos Conceitos

Custo representa o esforço que uma empresa deve despender para poder disponibilizar um produto junto ao consumidor. Entretanto, ao se considerar a complexidade dos recursos aplicados pela empresa, a existência de consumos indiretos para suporte (apoio) à produção, o tratamento a ser dispensado aos investimentos requeridos para possibilitar a produção, entre outros, se constata que este trabalho não é tão fácil assim.

Definições e classificações dos Custos

Segundo Rodrigues, Montafiés (2000; p. 56) do ponto de vista da contabilidade tradicional, que posteriormente foi ampliado pela economia

das empresas, existem inúmeras classificações possíveis para os custos atendendo a diversos critérios, uma delas é a que relaciona o seu grau de vinculação com os produtos. Nesse sentido, podem ser identificados os seguintes grupos de custos:

Custos Diretos ou Primários- são todos os custos que estão diretamente vinculados aos produtos. Assim, esses custos surgem com o produto e não existem sem ele. Podem ser localizados na área de produção sob a forma de matérias-primas, componentes diretos e mão-de-obra necessária para fabricar o produto.

Custos de Produção ou Industriais - incluem os custos das matérias-primas, componentes diretos, mão-de-obra e os outros custos indiretos de fabricação, sendo utilizados normalmente como critério para valoração dos produtos existentes.

Custos Indiretos - são todos os custos que não estão vinculados diretamente ao produto, mas ao seu conjunto e/ou da empresa. Os custos indiretos podem ser igualmente localizados tanto na área de produção, sob a forma de materiais indiretos, depreciação, salários de supervisores, etc., como na área de comercialização sob a forma de despesas de viagens, brindes a clientes, etc .

Ao lado dessa subdivisão, outra, não menos clássica, é aquela que identifica os custos segundo seu relacionamento com o nível de vendas e produção da empresa. Nesse sentido, são conhecidos dois grandes grupos de custos:

Custos Variáveis - são todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com