TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação das demonstrações financeiras das duas empresas

Seminário: Comparação das demonstrações financeiras das duas empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Seminário  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Teoria da Contabilidade - 2º semestre

Introdução

Na análise que se seguirá abaixo foram escolhidas pelo grupo duas empresas que desenvolvem suas atividades na área da Indústria Química. As demonstrações financeiras das mesmas foram extraídas de seus sites conforme bibliografia anexa no final.

Uma das empresas selecionadas foi a BASF S.A, seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos de agricultura e química fina até petróleo e gás natural. A BASF é uma empresa de origem alemã que teve sua primeira unidade fabril no Brasil em 1959, na cidade de Guaratinguetá/SP.

A outra empresa selecionada foi a DETEN QUÍMICA S.A tem como produtos o LAB - Linear Alquilbenzeno e LAS - Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfônico, agentes químicos ultizados na produção de detergentes biodegradáveis, tanto liquidos quanto em pó. É uma empresa de origem brasileira, iniciou suas atividades em 1981 e está instalada no pólo petroquímico de Camaçarí-BA.

As demosntrações finaceiras analisadas abaixo se referem ao enceramento das atividades das empresas em 31/12/2009.

a) O Balanço Patrimonial das duas empresas estão estruturados de acordo com o estudo visto na disciplina de Teoria da Contabilidade, pela Lei 11.638/07 e Lei 11.041/09?Elabore um texto identificando quais são as principais divergências e convergências dos demosntrativos aprensentados. Qual o parecer dos auditores independentes em relação aos demonstrativos? Teve ressalva? Sem ressalva?Comente.

R: Ambos estão estruturados conforme as Leis 11.638/07 e 11.941/09 aprensentando a seguinte estrutura: Ativo- circulante, não circulante; Passivo – circulante, não circulante e patrimônio líquido, sendo que nesse ultimo só consta a conta de Prejuízos Acumulados.

Nas demosntração financeiras da BASF S.A não existe um parecer dos auditores independentes. Já nas demonstrações financeiras da DETEN QUÍMICA S.A o parecer é que as referidas demosntrações financeiras se apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as práticas contábeis adotadas Brasil, portanto, sem ressalvas.

b) Analise as DFC´S publicadas e identifique se seu estrutura de apresentação está de acordo com a proposta da Lei 11.638/07, estudada no PLT da disciplica. Existe alguma divergência ou convergência nas DFC´S? Estão publicas pelo método direto ou indireto?

R: As DFC´S de ambas foram publicas pelo método indireto e estão estruturadas da seguinte maneira: Fluxo Operacional, Fluxo de Investimento e Fluxo de Financiamento.

A divergência obeservada foi com relação a ordem de publicação. De acordo com as informções do PLT 146 2010, página 129, a ordem seria Fluxo Operacional, Fluxo de Financiamento e Fluxo de Investimento. Porém, no PLT 146 2009, página 147 a ordem confere com a que foi publicada pelas empresas, Fluxo Operacional, Fluxo de Investimento e Fluxo de Financiamento. O que não caracteriza uma inconformidade com o Lei, apenas uma mudança após o período de 2009 já ter sido encerrado.

c) Analise o texto “Relatório da Administração”, verifique qual foi o critério

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com