TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender o conceito básico de contabilidade, qual é a finalidade, quem é usado e quão importante é para a empresa

Seminário: Compreender o conceito básico de contabilidade, qual é a finalidade, quem é usado e quão importante é para a empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Seminário  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

ATPS – CONTABILIDADE BÁSICA

DANIEL SOARES LIMA – RA: 7903.6801-46

EDVALDO DA SILVA NUNES – RA: 7581.6102-60

JÉSSICA APARECIDA DA SILVA – RA: 8111.7194-36

VITOR TIZZIANI – RA: 7566.5953-84

Indaiatuba/SP

2014

DANIEL SOARES LIMA RA: 7903.6801-46

EDVALDO DA SILVA NUNES RA: 7581.6102-60

JÉSSICA APARECIDA DA SILVA RA: 8111.7194-36

VITOR TIZZIANI RA: 7566.5953-84

Professor: Hugo David Santana

Tutora Presencial e à Distância: Fabricia Romani

Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Contabilidade Básica para a obtenção de nota, sob orientação da Tutora Fabricia Romani.

Indaiatuba/SP

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 04

DESENVOLVIMENTO 05

PATRIMÔNIO 06

PATRIMÔNIO LÍQUIDO 06

ESTRUTURA DE BALANÇO PATRIMONIAL 07

CONCLUSÕES FINAIS 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos compreender o principal conceito de Contabilidade, qual é a sua finalidade, quem se utiliza e qual a importância dela dentro das Empresas. Além da elaboração de um Balanço Patrimonial.

A contabilidade pode ser considerada como uma ciência ou uma técnica que visa fornecer informação de utilidade na hora de tomar decisões econômicas. Trata de estudar o patrimônio e traduz os seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações econômicas.

A contabilidade é considerada uma ciência tendo em conta que fornece conhecimento verdadeiro (sistemático, verificável e falível), e não suposições. O seu desenvolvimento implica a formulação de hipóteses e a construção de teorias que permitem prever e explicar os fenômenos do seu objeto de estudo.

Por outro lado, a contabilidade também é uma técnica, tendo em conta que, com base nos seus procedimentos, se podem processar e aplicar os dados.

Diz-se que o estudo científico da contabilidade teve origem em 1494, na altura em que Luca Pacioli (conhecido como Fray Luca de Borgo Sancti Sepulchri) publicou a sua obra “Summa de Arithmetica, Geometría, Proportioni e Proportionalita”.

Relativamente ao objeto de estudo da contabilidade (o património), este costuma ser representado graficamente em forma de T: na coluna da esquerda, inclui-se aquilo que se deve (Débito), ao passo que, na da direita, consta o Crédito.

Existem dois grandes tipos de contabilidade: a financeira ou externa/geral, que fornece informação sobre a situação financeira de uma empresa aos agentes económicos visados (como é o caso dos clientes, dos investidores e dos fornecedores) e que se encontra oficialmente regulamentada, e a contabilidade de gestão ou interna, isto é, aquela que é usada para calcular os custos e os movimentos econômicos no seio de uma empresa.

DESENVOLVIMENTO

O que é Contabilidade?

R. Contabilidade é o instrumento que fornece o Maximo de informações uteis para a tomada de decisões dentro e fora das Empresas. Ela registra estuda e interpreta os fatos financeiros e econômicos que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa física ou jurídica.

Quais os objetivos da Contabilidade?

R. O objetivo principal da contabilidade é coletar, registrar, resumir, analisar e relatar, em termos monetários, informações a cerca dos negócios das companhias.

Quem são os usuários da Contabilidade?

R. Os usuários são as pessoas que se utilizam da contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na contabilidade suas respostas, os gerentes, os investidores, os fornecedores, os bancos, o governo, empregados, os sindicatos, os concorrentes, e pessoas interessadas, preliminarmente, na rentabilidade e segurança de seus investimentos.

Porque a contabilidade é importante para toda empresa?

R. Sem a contabilidade não existe empresa, pois ela é o Raio-X da situação financeira, frequentemente dentro de uma empresa os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negocio. Por isso, ha necessidade de dados, de informações corretas, de subsídios que contribuam para uma tomada de decisão. Daí a importância da contabilidade.

PATRIMÔNIO

Patrimônio e Contabilidade significa o conjunto de bens, direitos, obrigações de uma pessoa ou de uma empresa.

Os BENS são classificados:

✓ TANGIVEIS (Têm forma física, são palpáveis)

✓ INTANGIVEIS (Bens incorpóreos, não palpáveis)

✓ MOVEIS (São aqueles que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas)

✓ IMOVEIS (São aqueles vinculados ao solo, que não podem ser retirados sem destruição ou danos.)

Os DIREITOS ou DIREITOS A RECEBER representam valores a receber (O poder de exigir alguma coisa de terceiros), tais como duplicatas a receber, títulos a receber, alugueis a receber.

✓ As OBRIGAÇÕES são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com