TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão de aspectos legais relacionados à produção de commodities de varejo como um todo

Pesquisas Acadêmicas: Compreensão de aspectos legais relacionados à produção de commodities de varejo como um todo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  7.972 Palavras (32 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 32

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

JUSTIFICATIVA 4

HISTORICO 4

TRIBUTAÇÃO...........................................................................................................8

LIVROS FISCAIS.....................................................................................................11

ENCARGOS TRABALHISTAS................................................................................14

LIVROS CONTABEIS..............................................................................................14

DEMONSTRACOES CONTÁBEIS..........................................................................17

ESTRUTURA DE CAPITAL ....................................................................................22

ESTRUTURA FISICA..............................................................................................22

ESTRUTURA DE PESSOAL...................................................................................23

PROJEÇÃODE COMPRAS.....................................................................................24

PROJEÇÃO DE VENDAS.......................................................................................24

PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA........................................................................25

4 CONCLUSÃO.........................................................................................................27

REFERÊNCIAS.......................................................................................................28

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos ver as atividades dos estabelecimentos comerciais com venda predominante de produtos alimentícios variados e que também oferecem um gama variada de outras mercadorias, tais como: utensílios domésticos, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas, ferragens, etc. com área de venda entre 300 a 5000 metros quadrados a pesquisa do Comercio Varejista de Mercadorias em Geral, com Predominância de Produtos Alimentícios, verificando quais as vantagens e desvantagens, para a implementação deste ramo de negócio, observando suas vantagens e desvantagens previstas.

Durante as atividades vamos ver quais os tipos de Impostos, que acarretará na sua movimentação e andamento, bem como o tipo de escrituração fiscal utilizada por esta empresa desde a sua abertura. Veremos informações necessárias com fundamentos para a importância deste tipo de comércio, fazendo um breve resumo da ascendência deste tipo de mercado no Brasil.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 JUSTIFICATIVA

A atividade empresarial a ser pesquisada, esta ligada a um ambiente propicio, não apenas as pessoas dentro da cidade, mas também na área rural, que, apesar de ser um povo simples, mas cada dia que passa se tornam mais exigente. O setor dos supermercados é de extrema importância para a economia do país, não só por gerar emprego e renda diretamente, mas também por ser um setor chave. É um setor que movimenta em grande escala a economia brasileira, pelo fato de suas atitudes e escolhas de caminhos por parte dos empresários impactarem em vários outros setores.

A atividade a ser pesquisa surgiu da necessidade de entender sobre os aspectos legais que envolvem um Comercio Varejista de Mercadorias em Geral, com Predominância de Produtos Alimentícios, com área de venda entre 300 a 5000 metros quadrados, desde o momento de sua abertura, aspectos constitutivos, lançamentos contábeis, demonstrações contábeis e aspectos administrativos.

A pesquisa desenvolvida se refere ao de aprendizado, consciente da importância deste tipo de segmento para as comunidades de forma geral, devido ao grande crescimento da população e a necessidade por alimentos e do consumismo compulsório no Brasil e no mundo, durante a graduação, as matérias de contabilidade de custos e gerencial, juntamente com seus autores, teve uma grande influencia para a escolha desta atividade comercial.

As empresas para sobreviverem e sobressaírem no mercado atual estão cada vez mais inovando, buscando informações e fazendo planejamentos tentando se adaptarem as mudanças constantes do mercado, as empresas que não se adaptarem a essas mudanças certamente não resistirão a concorrência. Com todas essas mudanças hoje é praticamente indispensável fazer um planejamento empresarial, com dados levantados num diagnostico organizacional, que significa o que deve permanecer e onde são necessários fazer mudanças dentro da empresa

2.2 HISTORICO

O homem desde os tempos antigos sempre buscou suprir suas necessidades básicas com atividades de caça e pesca logo depois se dedicando à agricultura, ao artesanato, à produção de tecidos, entre tantas outras atividades. Tudo o que fazia destinava-se ao consumo próprio. Com o aperfeiçoamento dos meios de produção, começaram a surgir os excedentes que, em vez de descartados, viraram moeda de troca por produtos diferentes e igualmente necessários à sua sobrevivência. Era o começo do comércio, uma atividade civilizada, que exige comunicação e entendimento entre as partes, valorização de bens e gosto e satisfação pela posse dos mesmos.

Face ao crescimento das comunidades e diante de novas necessidades, houve uma adequação do comércio que, entre tantas mudanças, incorporou novas formas de efetuar o atendimento à clientela. Tinha início aí o processo de especialização, de segmentação. Surgiu, então, a “grocery store”, um modelo de loja dedicada apenas à venda de alimentos. Esse tipo de comércio, semelhante à mercearia ou armazém que conhecemos no Brasil, era praticado em lojas de 50 a 60 metros quadrados e geralmente os produtos eram comercializados a granel. A loja disponibilizava produtos que atendiam às necessidades alimentares dos habitantes da cidade e utilizava o balcão para separar o cliente do dono e das mercadorias. Em 1912, os Estados Unidos inauguraram a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com