TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Históricos Relacionados à Gestão De Pessoas E Recrutamento Interno

Exames: Aspectos Históricos Relacionados à Gestão De Pessoas E Recrutamento Interno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  779 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos Históricos Relacionados à Gestão de Pessoas e Recrutamento Interno

A gestão de pessoas nasceu entre o fim do século XIX e o começo do século XX, logo após um forte impacto feito pela Revolução Industrial. No Brasil teve começo na década de 30, quando começaram a pesquisar sobre as pessoas nas organizações.

No começo era bem simples, pois o foco principal era só contratar pessoas e fazer o controle das principais informações sobre os funcionários, como dias trabalhados, horas, salários e faltas.

Os funcionários não tinham nenhuma importância, eram vistos como se fossem maquinas, um objeto usado para fins lucrativos.

Depois com o conhecimento e descobertas das tecnologias, o mercado de trabalho tornou-se ainda mais competitivo. Precisava-se de uma grande habilidade por parte dos funcionários, então o processo de recrutamento passou a ser mais ainda seletivo.

Com essas mais variadas demandas foram aparecendo pesquisas acima de divisões de tarefas, ou seja, divisões de setores, mais antes disso a dificuldade de enxergar as pessoas eram grande.

Em torno do século XX, não havia divisões como recrutamento interno ou externo, porque a seleção era feita dia a dia, em filas, ate que um responsável escolhesse a dedo.

“A seleção nas empresas aconteciam de forma improvisada, filas se tornavam nas portas das fabricas, ate que o responsável escolhesse de acordo com o trabalho desejado naquele dia”. (MANUAL GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPE, 2002, pag.61).

A Gestão de Pessoas era vista como relações industriais, muito antes como chefe de pessoal na qual não existia recrutamento interno.

As grandes empresas vieram a ser responsáveis por essas mudanças, começaram a priorizar estudos e pesquisas como principal foco o equilíbrio entre o trabalho e o capital. (Organização e Pessoas). No começo do século XX o engenheiro Taylor publicou livros a procura de melhoria, em seguida Fayol seguindo seus passos também começou a publicar, colocando o trabalho e as formas de um administrador como coordenar, controlar, planejar, organizar e comandar. Com isso veio o modelo novo de administrar pessoas, que teve como objetivo a mudança no relacionamento de empregadores e empregados.

Deixou-se de ver o trabalhador como apenas um instrumento de gerar lucro para um ser humano com sentimentos, necessidades e opiniões próprias.

Essa mudança de visão melhorou a relação entre patrão e empregado, assim obtendo um trabalho eficiente e significativo para eles. “Começava a preocupação de reter funcionários que cuidadosamente se selecionava e treinava. Tratar os trabalhadores bem passou a ser um fator de eficiência e necessidade”. (MANUAL GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES 2002, pag.61).

Com tudo isso aumentou-se a preocupação do bem-estar e da qualidade de vida dos funcionários, pois perceberam o quanto o comportamento deles no trabalho influenciava nos resultados obtidos. Para ter uma organização com estrutura e lucrativa, tinha necessidade de ter o objetivo e foco principal no trabalho, afinal se tudo esta bem a organização vai bem. “... Ela deixou de focar primeiramente no serviço, nos custos, no resultado obtido imediato, para atuar no comportamento das pessoas”. (CHIAVENATO, 2002

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com