TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de contabilidade, seu objeto e propósito

Projeto de pesquisa: Conceito de contabilidade, seu objeto e propósito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

ONTABILIDADE COMO SUPORTE ÀS DECISÕES DAS EMPRESAS

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Contabilidade da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Marcelo Resquetti Tarifa

Canarana

2010

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é descrever alguns conceitos de Contabilidade, seu objeto e objetivo. Os tipos de relatórios usados nesse ramo de atividade, como: Demonstrativo Financeiro, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras, Demonstração de Fluxo de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado, entre outros. Entre esses, daremos ênfase nos dois primeiros. Além disso, falaremos sobre uma pesquisa de campo, onde visitaremos uma empresa local e abordaremos sobre a importância de se ter conhecimento dos relatórios descritos.

DESENVOLVIMENTO

Existem vários conceitos que se pode usar para a contabilidade. Alguns autores definem contabilidade como patrimônio por ser a razão da existência dela e que tem como objeto o controle desse patrimônio.

Segundo D’Auria, a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”.

Hendriksem diria que a “contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.

D’Auria representante da escola italiana de contabilidade a trata como uma ciência, o controle patrimonial, enquanto Hendriksem como um processo de informação

Fazendo uma análise dos autores, a contabilidade estuda, registra e interpreta os fenômenos que afetam o patrimônio das entidades de forma que passa a ser um sistema de informação em si, fazendo parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.

Pode-se afirmar que o patrimônio das organizações é o objeto da contabilidade, o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre o mesmo aos usuários são o seu objetivo.

Além dos conceitos de contabilidade, existe uma parte desse assunto que é muito importante, as Demonstrações Contábeis, que são usadas para a tomada de decisão nas organizações. Dentro das organizações existem vários tomadores de decisões, que podem ser pessoas físicas, administradores, acionistas, instituições financeiras, funcionários, concorrentes, autoridades fiscais, agências reguladoras entre outros usuários.

O respectivo tomador de decisão acessa as informações através das demonstrações financeiras que fornecem dados úteis para apresentar aos potenciais credores e investidores por ocasião das decisões de investimento e concessão de crédito, a respeito dos recursos da empresa, de suas obrigações e dos efeitos das transações que possam alterar essas posições, sobre o desempenho financeiro da empresa em dado período, para ajudar na avaliação dos valores, do tempo e da incerteza de possíveis valores a serem recebidos de dividendos e da venda de ações e/ou empréstimos. Portanto, com base nas informações subtraídas dos relatórios dos demonstrativos financeiros, os usuários podem prever o futuro de uma organização. E para ajudar os usuários nas tomadas de decisões existem vários relatórios que servem de subsídios, os quais consistem dos Relatórios da Administração, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com