TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Conceito e Objeto

Tese: Sociologia Conceito e Objeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  Tese  •  9.642 Palavras (39 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 39

SOCIOLOGIA

PALHOÇA UNISUL/VIRTUAL

2007

1 - Sociologia Conceito e Objeto

1.1 A constituição do método e do objeto sociológico

Etimologicamente, sociologia tem sua origem no latim, da palavra socius que significa sócio ou social, e no grego logos que significa estudo. Sociologia é então, o estudo do social, da sociedade ou das relações entre pessoas. É a ciência da sociedade. Por isso a sociedade precisa ser definida pela sociologia e a vida social precisa ser explicada pela sociologia. É a reflexão dos homens sobre eles mesmos, onde o social como tal é posto em questão, enquanto relação elementar entre indivíduos ou enquanto entidade global.

Giddens (1984,p.15) nos apresenta um conceito de sociedade:

Uma sociedade é um grupo, ou sistema, de modos institucionalizados de conduta. Falar de formas institucionalizadas de conduta é referir-se a modalidades de crenças e comportamento que ocorrem e recorrem ou, como expressa a terminologia da moderna teoria social, são socialmente produzidos e reproduzidos no tempo e no espaço.

Quando se fala em sociedade se tem em mente a idéia de seres humanos em interdependências e em inter-relações, mas a Sociologia não se limita ao estudo das condições de existência social dos seres humanos.

A Sociologia pode ser entendida como uma área de conhecimento, que se baseia na observação metódica dos fenômenos sociais. Segundo Castro e Dias (2992), destaca-se como um dos aspectos mais importantes na abordagem de seu objeto, a preocupação em aplicar o ponto de vista científico à observação e à explicação dos fenômenos sociais.

Para Durkheim (1974 p. 29) a Sociologia pode ser entendida com a “ciência das instituições, da sua gênese e de seu funcionamento, isto é, de toda a crença, todo o comportamento instituído pela coletividade”. Sendo que os fatos sociais se constituem no objeto de estudo da Sociologia. E estes compreendem:

Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter. As maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de em virtude do qual se lhe impõe, ou maneiras de fazer ou de pensar, reconhecíveis pela particularidade de serem suscetíveis de exercer influência coercitiva sobre as consciências particulares.

A explicação sociológica exige como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedades como estando submetida a um contexto determinado, produzido pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social. O estudo sociológico faz com que atividades cotidianas passem a ser analisadas e problematizadas. O simples ato de ir ao supermercado pode ser uma experiência interessante do ponto de vista sociológico. Mas para isso temos de abstrair das rotinas simplificadas e olhá-las de forma diferente. Mas como um sociólogo poderia fazer uma análise de uma ida ao supermercado?

Vejamos alguns pontos que poderiam ser problematizados:

a) Primeiro verificamos a gama enorme de produtos dos mais diversos locais e de diferentes países, o que deixa evidente o processo de globalização em curso;

b) Na prateleira dos cereais podemos perceber que a soja trasngênica faz parte de nossa mesa;

c) Na prateleira de produtos de beleza verificamos que a indústria de cosmético apresenta um novo lançamento quase que diariamente, isso nos leva a hábitos de consumo diferenciados;

d) Ao ver a promoção no preço do carne bovina lembramos que há uma disputa internacional sobre embargos econômicos;

e) No setor de hortifrutigranjeiros, nos deparamos com discussões sobre alimentação saudável, livre de agrotóxicos, com implicações sobre diferentes estilos de vida;

f) No caixa ficamos sabendo que o funcionário tem nível superior completo, mas que trabalha ali por não ter outra possibilidade de emprego, então pensamos sobre as relações de trabalho na atualidade.

Assim, a sociologia nos permite entender que muitos atos que parecem ser apenas individuais, em verdade, refletem questões muito mais amplas.

Sociologia pode significar também o tratamento teórico prático da desigualdade social. Ela pode servir como arma a serviço dos interesses dominantes, como por outro lado, pode servir como expressão teórica dos movimentos revolucionários (CASTRO e DIAS, 1992). Por isso ela pode considerada como um projeto intelectual marcado por conflito de idéias, discussões, tensão e até e algumas situações, por contradições. É preciso enfatizar que em sociologia são inevitáveis diferenças ideológicas e metodológicas.

A visão rigorosamente sociológica da sociedade caracteriza-se, pelo fato de que ela se processa através de uma dinâmica de relação entre a prática e a teoria, o que nos permite identificar as possíveis relações entre os fenômenos e, desse modo, explicá-los, entender suas causas e seus efeitos e, mesmo projetar tendências no seu desenvolvimento. Teoria e prática são faces de uma mesma moeda, ainda que cada face tenha sua feição própria.

A sociologia é, como toda ciência, predominantemente indutiva, isto é, parte da observação sistemática dos casos particulares para daí chegar a formulação de generalizações teóricas sobre a vida social. Pois, a observação sistemática dos fatos é em última instância a confirmação ou negação da qualidade científica de qualquer explicação da realidade. Cabe à Sociologia como ciência, tornar inteligíveis os fenômenos sociais, apreendidos a partir de diferentes pontos de vista (CASTRO e DIAS, 1992).

A sociologia enquanto ciência pretende explicar o que acontece na sociedade. É um tipo de conhecimento garantido pela observação sistemática dos fatos e pode transformar-se num instrumento de intervenção social.

Na Sociologia, a observação objetiva dos fatos ou fenômenos sociais, é orientada pela teoria. Sociológico é, antes de tudo o modo como se encara a realidade dos fenômenos sociais. A teoria sociológica não é um fim em si mesma,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com