TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito e objeto / finalidade da contabilidade

Projeto de pesquisa: O conceito e objeto / finalidade da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

1-Introdução:

A contabilidade é uma ciência social que estuda e pratica as funções de controle e de registro. É na verdade um estudo do controle do patrimônio das entidades (empresas). Isso é feito por meio dos registros contábeis dos fatos e das respectivas demonstrações dos resultados produzidos.A contabilidade é necessária para toda e qualquer empresa independente do seu porte, seguimento e da sua forma de tributação.O objetivo principal da contabilidade, é permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

A cada ano a contabilidade vem evoluindo e proporcionando aos seus usuários informações com mais precisão através dos sistemas de contabilidade, patrimônio, contas a receber, contas a pagar. Com apenas um lançamento contábil no sistema de contabilidade geramos os livros, diário e razão, balancete de verificação entre outras.O presente trabalho vem abordar alguns conceitos da contabilidade,auxiliando os administradores nas tomadas de decisões.

Francisco D'Auria sugere que a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica.Segundo Hendriksen a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósito de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos.(Costa,2009p)

2- Desenvolvimeto:

2.1-Conceito e objeto/objetivo da contabilidade:

Contabilidade é a ciência que visa fornecer informação de utilidade para tomadas de decisões económicas,tendo como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo.Fornecendo seus resultados nas chamadas demonstrações financeiras, que resumem situações económicas.

O objetivo principal da Contabilidade é o de permitir, a cada usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras para a tomada de decisões pelo usuário, tendo em vista a entidade.

2.1.1-Escrituração contábil:

A contabilidade também fornece informações sobre a estruturação contábil onde registra os fatos contábeis de acordo com o "método das partidas dobradas", e por isso deve ser utilizado pelos contabilistas. Escrituração é um controle contábil, que se baseia nas contas, ou seja em um Plano de Contas direcionado para a análise contábil . Por exemplo, no período em que há movimentação na conta de "custos sobre produtos vendidos", deverá haver igual movimentação na conta de receita de produtos vendidos.

O livro diário é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial, e registra as operações da empresa, em ordem cronológica observando o dia e ano e os registros devem ser numerados.Neste deverão ser lançados os atos ou operações da atividade mercantil, bem como os que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial do contribuinte.

O Livro razão, é o principal agrupamento de registros contábeis de uma empresa que usa o método das partidas dobradas. Este registro é realizado em contas individualizadas tendo assim um controle por cada conta.. É chamado de ferramenta de ordem sistemática, enquanto o livro diário, seria a ferramenta contábil de ordem cronológica.

2.1.1.1-A contabilidade na gestão empresarial:

A contabilidade também atua na gestão em empresarial é uma ferramenta utilizada nos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade.A gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas. Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) A contabilidade gerencial não inventa dados, mas lastreia-se na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial.Dentre as utilizações da contabilidade, para fins gerenciais, destacam-se: projeção do fluxo de caixa, cálculo do ponto de equilíbrio,planejamento tributário,.elaboração do orçamento e Controle orçamentário entre outros.

2.1.1.1.1.-Demonstrações contábeis:

Na contabilidade as demonstrações contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, sendo está um elemento necessário sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil. O

balanço patrimonial é a situação financeira da empresa em uma determinada data. Representando, portanto, uma posição estática da mesma.

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil estática destinada a evidenciar qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da entidade.No aspecto qualitativo estão os grupos e subgrupos de contas,contas e subcontas,item e subitens e no aspecto quantitativo os valores de cada uma dessas contas,totalizando grupos e subgrupos de contas.(COSTA,2009,p138).

A demonstração do resultado do exercício apresenta forma dedutiva, a comprovaçao de resultados de um periodo sendo acompanhadas pelas das receitas, custos e despesas, sendo apuradas lucro ou prejuizo o regime de competência completar.(COSTA,2009,p.

2.1.1.1.1.1-A missão e visão :

A missão representa a razão de existência de uma organização. Para isso a missão deve abranger o propósito básico da organização .,A missão esta ligada não somente ao lucro, mas ao seu objetivo social. Toda missão dever nortear os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.Orientando a empresa nas tomadas de decisões.

A visão que visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com