TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos sobre os principais componentes do custo

Abstract: Conceitos básicos sobre os principais componentes do custo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Abstract  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 8

CONCEITOS BÁSICOS SOBRE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO: Chamamos de gastos os valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa com suas operações de produção de bens e serviços.

Os gastos empresariais compreendem:

Custos: Gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, à comercialização;

Despesas: Os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda ou de administração;

Investimentos: Gastos ativados com uma expectativa de benefício futuro.Exemplos:

Aquisição de móveis e utensílios;Aquisição de imóveis; Aquisição de marcas patente;Aquisição de material de escritórios etc.

Perda: Representa um gasto involuntário, indesejado;

Desperdício: Representa um gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente.

GASTOS DIRETOS E INDIRETOS: Custos Diretos de Fabricação: São aqueles que podemos identificar como pertencendo a este ou aquele produto. É o caso das matérias-primas, embalagens, componentes, mão-de-obra direta, serviços diretos executados por terceiros, energia elétrica consumida (quando há medidores que identificam quanto se estar consumindo em cada produto). Esses custos são apropriados aos produtos sem que seja necessário fazer rateios e não oferecem dúvidas quanto a serem atribuíveis a este ou aquele produto.

Custos Indiretos de Fabricação: também chamados de Custos Gerais de Fabricação, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas, que, para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios. Com base nesses rateios, estimamos o quanto cabe a cada produto do custo de manutenção, depreciação, custo do pessoal que não trabalha diretamente sobre o produto, energia não diretamente atribuível a produtos específicos, aluguel, materiais indiretos consumidos na fábrica e todos os demais custos que não se consegue relacionar diretamente com um determinado produto como, combustíveis, lubrificantes, material de higiene, limpeza, solventes etc.

Existem custos que poderiam ser mensurados e identificados com cada produto, mas, devido à dificuldade de fazer a medição, ou mesmo por quanto se gastaria para manter seu controle, acabam sendo considerados como indiretos e, por isso rateamos. O consumo de materiais com brocas, serras produtos químicos ou, mesmo, a energia elétrica etc.

DESPESAS DIRETAS E INDIRETAS: Esse mesmo conceito de custos diretos e indiretos aplica-se também ao grupo de despesas comerciais e administrativas. São consideradas como despesas indiretas; porém, uma classificação mais elaborada de um plano de contas permite aplicar o conceito de direta ou indireta a algumas dessas despesas, principalmente da área comercial. Exemplo: ao classificar contabilmente uma despesa de propaganda, possuindo a empresa vários produtos, e sendo essa propaganda específica de um produto, seria classificada como direta. Já a despesa indireta estaria reservada para as despesas comerciais que cobrem vários produtos. Exemplo: a propaganda institucional. As despesas administrativas como, finanças, relações públicas etc. São de natureza indireta.

GASTOS FIXOS, VARIÁVEIS E SEMIVARIÁVEIS: São os custos que não variam com a atividade de produção, como exemplos temos os alugueis, seguros, impostos, depreciação, salários dos supervisores etc., eles variam conforme o tempo e, não de acordo com o nível de atividade, isto é, serão incorridos durante determinado período de tempo, ainda que nenhuma atividade de produção tenha lugar nesse período. São os gastos que variam proporcionalmente à intensidade ou a natureza da sua produção. Os dois melhores exemplos são o material direto e a mão-de-obra direta. Não variam proporcionalmente às mudanças na atividade de produção ou nas atividades comerciais e administrativas. É hoje, idéia dominante que os gastos semivariáveis são constituídos de uma mescla de gastos fixos e variáveis. Em virtude de tal mescla, essa categoria de gastos revela um comportamento que se caracteriza por variação não diretamente proporcional ao nível de produção da empresa. A separação dos gastos fixos, variáveis dos semi-variáveis é de grande importância, quando se trata de elaboração de orçamentos variáveis ou quando se procede à análise do ponto de equilíbrio.

Existem três tipos de custos fixos, são eles:

1. Custos Fixos da Capacidade Instalada (depreciação);

2. Custos Operacionais Fixos da Fábrica (seguros, impostos);

3. Despesas Fixas Programadas (programas de publicidade, marketing etc.).

OS TRÊS COMPONENTES BÁSICOS DOS CUSTOS

Matérias-Primas ou Material Direto

O termo matérias-primas ou material direto compreende materiais comprados pela empresa com a intenção de incorporá-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção. Exemplos: Pneus, rodas, vidros, bancos etc.

Mão-de-obra direta

É composta por todo o trabalho aplicada diretamente na execução do produto, ou de suas partes e componentes, seja esse trabalho especializado ou não. Exemplos: o trabalho do tecelão, o trabalho das costureiras etc.

Custos Indiretos de Fabricação:

Representa todos os demais custos industriais que não podem ser identificados como um produto específico devendo ser distribuídos aos produtos na base de rateios. Geralmente incluem todos os outros custos existentes na fábrica, necessários para que a mão-de-obra direta possa modificar pelo processo de produção, as matérias-primas e o material direto utilizados.

AS TRÊS CONTAS BÁSICAS DE ESTOQUE PARA ATENDER O PROCESSO DE CUSTEIO

Contas de Matérias-Primas ou Material Direto

Nesta conta registramos todas as matérias primas ou materiais diretos utilizados com o objetivo de atender o processo produtivo. É recomendado que esse estoque fosse dividido por tipos de matérias-primas ou material direto, quanto maior a divisão melhor será o controle sobre o nível desses itens em estoque.

Contas de Produtos em Processo de Fabricação

Nesta conta incluímos o custo do material direto, da mão-de-obra direta e dos custos indiretos de fabricação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com