TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conciliação DRE

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A origem da Contabilidade está relacionada com os registros encontrados no comércio realizado pelos fenícios. Quando eram feitas as compras e/ou trocas de mercadoria, o acompanhamento era feito através de simples anotações sobre os acontecimentos.

Em 1.494, o matemático italiano Luca Bartolomeo de Pacioli (considerado o pai da contabilidade) publicou a sua famosa obra literária “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti” (coleção de conhecimentos de Aritmética, Geometria, proporção e proporcionalidade), dando início a escola contábil e ao estudo das “partículas dobradas”, afirmando que todos os lançamentos contábeis são duplos, onde não há débito sem crédito, sendo assim o total de ambos devem ser iguais (MARION, 2012).

Assim, a contabilidade passou a ser um importante instrumento auxiliador para os gestores no processo decisório das organizações, pois ela coleta todos os dados econômicos da empresa o que proporciona uma tomada de decisão mais objetiva e clara.

1.2 TÉCNICAS CONTABÉIS

Para que a tomada de decisão seja realizada com sucesso, é necessário que sejam feitas algumas técnicas como a escrituração (registro dos fatos que afetam o patrimônio), demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis dentro da organização.

Um dos métodos utilizados na escrituração é o livro diário que determina as informações do lançamento feito. Em seguida, os dados são transcritos para o livro razão e, por fim, o balancete de verificação (saldos credores e saldos devedores devem ser iguais).

Podem ser usadas também as demonstrações contábeis, que são utilizadas para o fornecimento de dados patrimoniais e financeiros da empresa e devem expor com clareza a situação do patrimônio e as mudanças ocorridas no exercício como:

1. Balanço patrimonial;

2. Demonstrações dos lucros ou prejuízos acumulados;

3. Demonstração do resultado do exercício;

4. Demonstração os fluxos de caixa;

TABELA 1: Demonstração Contábil

FONTE: Conselho Regional de Contabilidade – CRC / PARANÁ.

E, por fim, a auditoria que pode ser compreendida como o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos, contábeis e administrativos da entidade.

2 CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS CONTABÉIS

Todos os acontecimentos que ocorrem em uma empresa são classificados em contas adequadas em cada tipo de evento como as contas do ativo que se aplica todos os recursos efetuados pela empresa tais como todos os bens e direitos da empresa (banco, máquinas, estoques). Ou seja, são todos bens de posse da empresa, coisas que a empresa compra ou tem para receber que seja de sua venda ou prestação de serviço.

Os imóveis alugados não podem ser considerados como ativo. Por mais que a empresa pague mensalmente por ele, não é uma propriedade da empresa, ou seja, a empresa não comprou apenas reside sua atividade para aquele local. Já quando o imóvel for leasing pode ser tratado como ativo, pois a empresa tem controle do bem arrendado.

Assim podemos classificar as contas em diversos livros contábeis como: razões, caixa, etc. Desta forma serão gerados demonstrativos contábeis e gerenciais, entre eles um dos mais importantes, o balanço patrimonial. .

TABELA 1: Equilíbrio entre Ativos e Passivos

Fonte: TREASY - Planejamento e Controladoria Online.

2.1 CONTAS PATRIMONIAIS

As contas patrimoniais são aquelas que constam no patrimônio ou balanço patrimonial quer sejam bens, direitos ou obrigações. São divididas em ativo e passivo.

TABELA 2: Disposição das Contas Patrimoniais no Balanço Patrimonial

ATIVO PASSIVO

Bens Obrigações

Caixa Fornecedores

Veículos Duplicatas a Pagar

Direitos Patrimônio Líquido

Duplicatas a Receber Capital Social

Títulos a Receber Lucros Acumulados

Fonte: Administradores: o portal da administração.

2.1.1 ATIVO

As contas do ativo são classificadas de acordo com vários critérios.

O ativo circulante que se enquadra em todas as contas de grande rotação como: caixa, bancos, mercadorias, ou seja, um ciclo operacional com liquidez imediata ou em curto prazo.

O ativo realizável em longo prazo são bens e direitos que se transformarão em dinheiro no prazo maior há de 12 meses.

O ativo permanente é o ultimo grupo de contas do ativo e apresenta o menor grau de liquidez. Ele é dividido em três subgrupos: investimentos, imobilizados e diferidos.

2.2 PASSIVO

O passivo é uma conta patrimonial que corresponde às obrigações exigíveis da empresa e como ela está relacionada do patrimônio ao ativo como aluguéis, juros, duplicatas. É dividido em passivo circulante e não circulante.

O primeiro está relacionado todas as obrigações em curto prazo da empresa, ou seja, aquelas cujo vencimento ocorrerá até o final do exercício social seguinte ao do encerramento do balanço ou do ciclo operacional da empresa se este exceder a um ano. São normalmente classificadas as obrigações operacionais da empresa (fornecedores, ordenados, salários.).

Já o passivo não circulante, são as obrigações operacionais da empresa cujo vencimento ocorrerá após o exercício social ao encerramento do balanço. Como exemplo, os financiamentos de bens junto ao BNDES cujos prazos de pagamentos geralmente ultrapassam 42 meses, ou ainda parcelamento de tributos e contribuições em situações de obtenção de parcelamento de dívidas tributárias junto a governos.

2.2.1 PATRIMONIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com