TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo DRE

Ensaios: Resumo DRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2013  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 2

Sabe-se que o balanço patrimonial divide-se em três partes: Ativo, Passivo exigível e Patrimônio líquido.

Para Oliveira (2002, p. 55), o Balanço Patrimonial pode ser definido como o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica, levando em consideração, porém, que os bens e direitos são valores positivos e as obrigações são valores negativos.

Já segundo Gitmam (1997), o Balanço Patrimonial representa a demonstração resumida da posição financeira da empresa em determinada data. A demonstração confronta os ativos da empresa com suas fontes de financiamento, que podem ser dívida ou patrimônio.

Sabe-se que o balanço patrimonial divide-se em três partes: Ativo, Passivo exigível e Patrimônio líquido.

Ativo: No Ativo estão os investimentos ou aplicações ou os usos dos recursos.

Passivo exígivel: No passivo estão as poupanças ou fontes ou as origens dos recursos.

Patrimônio líquido: No patrimônio líquido estão os chamados recursos próprios da empresa, originados pela injeção de bens pelos sócios ou acionistas incluem-se, ainda, os fundos gerados pela própria empresa, através do resultado de exercícios e que não foram, evidentemente, distribuídos aos acionistas, ficando mais conhecidos como “lucros retidos”.

Sabe-se ainda que: O ativo circulante é composto pelas rubricas de curto prazo, isto é, com prazos de vencimento de até um ano; o mesmo é válido para as rubricas do passivo circulante. Os demais integrantes do ativo e do passivo caracterizam-se por serem aplicações ou fontes com prazos superiores a um ano. Sabe-se também que o capital de giro é igual ao valor do ativo circulante, com suas principais rubricas: caixa, aplicações financeiras, contas a receber e estoques.

Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período.

Segundo Marion & Reis (2003) "Demonstração do Resultado do Exercício é uma peça contábil que mostra o resultado das operações sociais – lucro ou prejuízo. A DRE é uma informação importantíssima para o investidor poder avaliar o rendimento obtido e o tempo de retorno de seu investimento".

Para Neto (2001, p. 75)

a demonstração de resultados do exercício visa fornecer, de maneira esquematizada, os resultados (lucro ou prejuízo) auferidos pela empresa em determinado exercício social, os quais são transferidos para contas do patrimônio líquido. O lucro (ou prejuízo) é resultante de receitas, custos e despesas incorridos pela empresa no período e apropriados segundo o regime de competência, ou seja, independentemente de que tenham sido esses valores pagos

Modelo da demonstração do resultado do exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com