TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideração das etapas mais importantes da contabilidade

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

 Introdução..............................................................................................................3    

1 Contexto Empresarial...........................................................................................4

2 Conclusão............................................................................................................7

3 Referências Bibliográficas....................................................................................8



INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo evidenciar todas as mais importantes fases da contabilidade em dois casos de empreendedores iniciantes no ramo. Onde também será exposto pontos extremamentes indispensáveis para a abertura de uma empresa, e formas para tomar decisões de responsabilidade dos mesmos, trazendo consigo sempre uma idéia de renovação, controle, balanço patrimonial e um bom planejamento sustentável para manter sua empresa em um status estável e competitivo no mercado, gerando bons faturamentos mensal sempre fazendo bom uso da economia e mantendo-se sempre por dentro dos índices de inflações.


1 CONTEXTO EMPRESARIAL

As organizações , sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas permearam toda a história de nossa civilização e graças a ela que o homem conseguiu concretizar ideias que sozinha não seria capaz de realizar. Ao longo de sua realização na história o homem foi se tornando cada vez mais dependente dos laços que os uniam ás organizações e entende-las como melhor pelos recursos disponíveis para alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no inicio do século XX que essas temáticas foram desenvolvidas, um deles pelo francês Henry Fayol que criou a teoria a cerca das funções administrativas onde toda a organização desenvolvida, quatro áreas voltadas para a sua funcionalidade operacional: Planejamento, Direção, Controle e Organização.

As funções administrativas de uma organização avalia suas realizações contidas no planejamento, com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades. Por essa definição, percebe-se que o planejamento e o controle estão bem ligados. Enquanto o primeiro estabelece o que fazer e como fazer, o segundo cria meios pelo qual será feita a avaliação de como estão sendo feitas as atividades para a realização dos objetivos e metas das organizações.

Ou seja,as funções administrativas são extremamentes importantes nos casos dos conteúdos que foram contemplados para esta produção textual. Os dois empreendedores necessitam dessas funções para abrir e manter suas empresas, com um bom planejamento mesmo que sem recursos próprios ; como no segundo caso e um bom controle de gastos e custos como no primeiro caso que foi um investimento próprio do empreendedor iniciante. Além de direcionar com responsabilidade e manter uma organização com frequência, sempre fazendo balanço de estoque e de caixa para sempre se ter um bom faturamento.

As variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais. Analisando o cenário econômico da primeira reportagem podemos ver que o empresário utilizou recursos próprios e fez um investimento, enquanto que o no segundo caso o empresário precisou de recursos de terceiros e assim fez um financiamento para a abertura de sua empresa.

A taxa de juros possui forte interferência na economia de uma empresa, pois através dela que os agentes em geral decidem entre viabilizar um projeto de investimento ou aplicar esse valor em um título público, o qual renderá uma taxa de juros. Como também influencia na decisão de gastar em bens não produtivos e lazer em vez de deixá-lo aplicado, aumentando assim o consumo agregado. Ela representa o retorno esperado de um capital no decorrer do tempo, desse modo os juros são valores pelo empréstimo de dinheiro, como é o caso da segunda reportagem onde o empresário fez financiamento para a abertura de sua empresa.

A taxa de inflação pode ser entendida como uma medida de custo de vida no sentido em que nos indica a perda de poder de compra que determinada quantidade de moeda sofre á medida que o nível geral de preços vão aumentando. A inflação compromete o setor empresarial de forma direta, principalmente quando as taxas de juros se tornam muito altas, a capitação de empréstimos chega a ser catastrófico para os empresários. A empresa pode se tornar deficitária quando se afronta com esta situação, já que não há confiança se que será provável  ou até mesmo garantido repassar esses custos para os preços de venda.

A taxa de câmbio é incorporada na macroeconomia justamente pelo fato dela agir como principal influenciadora e controladora das movimentações financeiras, devido ao sei domínio no preço da moeda. Segundo Jesus et al 2011, podemos encontrar duas vertentes da taxa de câmbio: a abordagem do mercado de bens , onde se origina do saldo das exportações, levando em conta seu fluxo de serviço , ele ainda nos traz a idealização que uma moeda teria de ter o mesmo valor e poder de compra em qualquer lugar do mundo. (FERNADES, 2008)

As variáveis macroeconômicas são extremante importantes para as diversas áreas da economia, principalmente para a área comercial. Ajudam os empreendedores desta área á tornar as melhores decisões para obterem os melhores resultados.

A responsabilidade social empresarial externa caracteriza-se pela participação direta nas ações comunitárias da região onde a empresa está inserida, apoiando assim o desenvolvimento da comunidade em geral. Já a responsabilidade social empresarial interna tem como foco o bem estar de seus funcionários e dependentes de forma a levá-los a uma maior dedicação, emprenho e lealdade, atingindo assim a máxima produtividade e qualidade dos serviços prestados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com