TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Do Passo 1 Etapa 3 - Contabilidade Intermediária

Ensaios: Pesquisa Do Passo 1 Etapa 3 - Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 2

PASSIVO:

Contas que representam Obrigações e o Patrimônio Líquido.Elas são classificadas em quatro grupos:

PASSIVO CIRCULANTE: Contas classificadas que representam as OBRIGAÇÕES da empresa que vencem no curso do exercício seguinte.Ex: salários a pagar e Impostos a Pagar (representam dívidas de curto prazo da empresa p/ c/ terceiros), fornecedores (este pode também ser no ELP dependendo do prazo).

PASSIVO EXIGÍVEL EM LONGO PRAZO: Contas que têm vencimento após o término do exercício seguinte.

RESULTADO DE EXERCÍCIOS FUTUROS: Contas que representam receitas recebidas antecipadamente. Ex: Receita de Aluguel PAGO ANTECIPADAMENTE. Esta receita figurara no balanço como RECEITA ANTECIPADA. Parcelas que uma construtora começa a receber pela venda de apartamentos, mesmo antes de estarem prontos para moradia.

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Contas que representam o Patrimônio Líquido. Ex: Capital, (-) Titular Conta Capital a Realizar, Reserva de Correção Monetária do Capital, Reserva Legal, (+) ou (-) Lucros ou Prejuízos Acumulados. Estas contas representam os Capitais Próprios.

OBS: As contas EXTRAPATRIMONIAIS OU CONTAS DE COMPENSAÇÃO têm a finalidade de controlar os atos relevantes que possam afetar futuramente a Situação Patrimonial da empresa.

OBS: No Passivo também têm as contas Retificadoras : Ex: (-) Titular Conta Capital a Realizar, Reserva de Correção Monetária do Capital, Reserva Legal, + ou (-) Lucros ou Prejuízos Acumulados.

CONTAS RETIFICADORAS

Também chamadas de redutoras, são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial visam demonstrar um grupo com cotas de uma mesma família com o saldo global mais correto. (Ativo ou Passivo) têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo. Desse modo, uma conta retificadora do Ativo terá natureza credora, bem como uma conta retificadora do Passivo terá natureza devedora. As contas retificadoras reduzem o saldo total do grupo em que aparecem.

Redutoras do Passivo - Estas são contas do Passivo com características do Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores.

Retificadoras do PASSIVO As contas retificadoras do PASSIVO são classificadas assim, pois possuem saldo devedor (-) são elas:

• Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par);

• Juros a vencer.

As contas retificadoras do PASSIVO são classificadas assim, pois possuem saldo devedor (-) são elas:

• Deságio a Amortizar (na emissão de debêntures abaixo do par);

• Juros a vencer.

CONTAS RETIFICADORAS DO PASSIVO(Redutoras do Passivo)Estas são contas do Passivo com características do Ativo, assim sendo, têm função inversa as do Ativo, estas contas ficam do lado direito do balanço e devem sempre apresentar saldos devedores. Para que uma conta do Passivo tenha saldo devedor é necessário que os aumentos e diminuições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com