TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consolidação internacional de demonstrações financeiras

Artigo: Consolidação internacional de demonstrações financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Artigo  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Consolidação internacional de demonstrações financeiras

A consolidação de demonstrações financeiras do país e internacionais de uma empresa é uma questão que vem preocupando profissionais há muitos anos. A política atualmente vigente é descrita na norma 52 do Fasb, oq ueal determina que as empresas com sede nos Estados Unidos convertam em dólares o valor de seus ativos e passivos expresso em moeda estrangeira, para posteriir consolidação com as demonstrações financeiras da matriz. Isso é feito por meio de uma técnica denominada método de conversão à taxa corrente, pelo qual todos os ativos e passivos em moeda estrangeira de uma empresa norte-americana são convertidos em dólares à taxa de câmbio do final do exercício (a taxa corrente). Os itens de demonstrações de resultados são tratados de maneira semelhante. Contas de patrimônio líquido, por outro lado, por outro lado, são convertidos emdólares usando-se a taxa de câmbio em vigor na época de sua constituição (a taxa histórica). Os lucros retidos são ajustados para refletir os lucros ou prejuízos operacionais de cada exercício.

2.2 Utilização dos índices financeiros

 Objetivo da análise das demonstrações financeiras consiste em estudar o desempenho econômico-financeiro passado para prever tendências futuras

 É importante para acionistas, credores, concorrentes e os próprios administradores da empresa

 A análise de índices é a técnica mais comumente empregada neste estudo envolve métodos de cálculo e interpretação de índices financeiros, visando analisar e acompanhar o desempenho de uma empresa

Para melhor compreender os demonstrativos financeiros, vamos estudar as estratégias de análise dos demonstrativos financeiros. A análise de índices envolve métodos de calcular e interpretar índices financeiros para avaliar o desempenho da empresa. Os insumos básicos para a análise de índices são a demonstrações de resultado do exercício e o balanço patrimonial da empresa.

Partes Interessadas

A análise de índices das demonstrações financeiras da empresa é de interesse dos acionistas, credores, assim como da própria administração da empresa. Tanto os acionistas atuais quanto os potenciais estão interessados nos níveis correntes e futuro de risco e retorno da empresa que vão afetar diretamente o preço das ações. Os credores da empresa estão principalmente interessados na liquidez em curto prazo da companhia, assim como na sua capacidade de realizar os pagamentos de juros e do principal. A preocupação secundária dos credores diz respeito à lucratividade da empresa; eles querem ser assegurados de que o negócio é saudável e continuará a ter sucesso. A alta administração, da mesma forma que os acionistas, estão preocupados com todos os aspectos da situação financeira da empresa. Portanto, ela tenta produzir índices financeiros que vão ser considerados favoráveis tanto para os proprietários quanto para os credores. Adicionalmente, a alta administração usa os índices para monitorar o desempenho da empresa de tempos em tempos.

Quaisquer mudanças inesperadas serão examinadas para isolar problemas em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com