TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade. CLASSIC SCRIPT - FAP

Tese: Contabilidade. CLASSIC SCRIPT - FAP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 7

1

ROTEIRO DE AULA – FAP

1. Escrituração Contábil

A Contabilidade para registrar suas operações, adota o Método das Partidas Dobradas.

1.1. Partidas Dobradas

A essência deste método, internacionalmente/mundialmente aceito, é que o registro de qualquer operação implica que há um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados, ou, simplificando:

Não há débito sem crédito correspondente; Débito = Crédito

1.2. Teoria das Contas

Na literatura existiram várias escolas que, ao longo dos séculos, foram criadas pela necessidade de mudança da sociedade, entre as quais podemos destacar: Barroco, Classicismo, Romantismo, Parnasianismo, Simbolismo, Modernismo etc.

Na Contabilidade, não poderia deixar de ser diferente; ao longo dos anos, existiram várias escolas que se especializaram nos estudos contábeis, notadamente na teoria das contas, entre as quais podemos destacar:

 Personalista;

 Materialista;

 Patrimonialista;

 Outros.

2

ROTEIRO DE AULA – FAP

1.2.1. Teoria Personalista

Nesta teoria cada conta assume a configuração de uma pessoa no seu relacionamento com a empresa ou entidade. Assim, Caixa, Bancos, Duplicatas a Receber, Fornecedores, Capital, Receitas e Despesas, representam pessoas com as quais a entidade mantém relacionamento de débito e crédito.

Isso posto, podemos concluir que as obrigações e o Patrimônio Líquido são pessoas credoras (representam aquelas pessoas que têm a receber da sociedade), enquanto que os bens e direitos são pessoas devedoras em relação à entidade.

Pausa e Reflexão:

Nessa teoria, é possível pensar que o caixa é uma pessoa (fantasma): quando ele recebe o dinheiro, fica devendo para a empresa – daí chamar-se débito a entrada de dinheiro na empresa.

1.2.2. Teoria Materialista

As contas representam relações materiais e se classificam em dois grandes grupos:

 Contas Integrais – Representam bens, direitos e obrigações;

 Contas Diferenciais – Representam as contas do Patrimônio Líquido (PL) e suas variações, inclusive as receitas e despesas.

Nesta teoria, tudo aquilo que se adiciona a um ativo corresponde a débito, e tudo aquilo que se deduz como diminuição de valor ativo corresponde a crédito.

Tudo aquilo que se adiciona a um passivo corresponde a crédito, e tudo aquilo que se deduz como diminuição de valor passivo corresponde a débito.

1.2.3. Teoria Patrimonialista

Entende que o patrimônio é o objeto a ser administrado; desta forma, esta teoria separa as contas que representam a situação estática (patrimônio ou Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido) das contas que representam a dinâmica da situação (receitas e despesas):

3

ROTEIRO DE AULA – FAP

 Contas Patrimoniais – Representam a situação estática, ou seja, o patrimônio: bens, direitos, obrigações com terceiros e o Patrimônio Líquido.

 Contas de Resultado – Representam a situação dinâmica, ou seja, as contas que alteram o patrimônio líquido: receitas e despesas.

2. Considerações Gerais sobre Débito e Crédito:

Os leigos em Contabilidade, geralmente, são levados a pensar que débito significa algo desfavorável, e crédito algo favorável. Na realidade, isto não ocorre, pois tais denominações são, hoje em dia, simplesmente convenções contábeis, com uma função específica em cada conta, como veremos adiante.

A diferença entre o total de débitos e o total de créditos feitos em uma conta, em determinado período, é denominado saldo. Se o valor dos débitos for superior ao valor dos créditos, a conta terá um saldo devedor. Se acontecer o contrário, a conta terá um saldo credor.

2.1. Contas de Ativo

Os elementos que compõem o Ativo figuram no lado esquerdo do balanço. Em coerência, as contas de Ativo (Bens e Direitos) normalmente devem apresentar saldos devedores, isto é, no lado esquerdo.

Qualquer Conta de Ativo

Débito

Crédito

Aumentos

Diminuições

2.2. Contas de Passivo

Desde que as contas do Passivo aparecem sempre no lado direito do balanço, deve acontecer com elas o inverso do que acontece com as do Ativo, isto é, os aumentos e diminuições do Passivo (Obrigações) devem ser registrados da seguinte forma:

Qualquer Conta de Passivo

Débito

Crédito

Diminuições

Aumentos

4

ROTEIRO DE AULA – FAP

2.3. Contas de Patrimônio Líquido

Desde que o Patrimônio Líquido ocupe o lado direito do balanço, o funcionamento das suas contas será igual ao funcionamento das contas do passivo, ou seja:

Qualquer Conta de Patrimônio Líquido

Débito

Crédito

Diminuições

Aumentos

2.4. Resumo do Mecanismo de Débito e Crédito

Contas:

Efetua-se um lançamento a:

Débito

Crédito

de

para

para

Ativo

Aumentar

Diminuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com