TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Financeira

Por:   •  25/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 5

1) Qual o conhecimento sobre as IFRS (Padrões Internacionais de Relatórios Contábeis ou Normal Internacionais de Contabilidade)? Para que servem?

São normas definidas por um Conselho Internacional que visam aproximar/harmonizar as demonstrações financeiras publicadas pelas empresas. O objetivo principal é que as informações geradas com base nessas normas sejam de entendimento de todos os envolvidos, não importando o país no qual a demonstração foi gerada.

2) O que é Valor Justo (Fair Value) pelas Normas Internacionais de Contabilidade? Qual o efeito no balanço para fins Societários?

Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória. Com base nesta definição o efeito do “fair value”, no balanço para fins societários é a quantificação real da participação de cada sócio nos direitos (Ativo) e nos deveres (Passivo) da sociedade. Serve para ser aplicado no caso de venda da participação de um dos sócios ou até mesmo quando de uma liquidação judicial da sociedade ou quando de uma separação não amigável em que um dos envolvidos tem direito sobre os bens do casal e neste caso a participação do outro envolvido em sociedades entra nos bens.

3) Qual o efeito no Balanço e DRE de projetos mal gerenciados?

Projetos mal gerenciados irão impactar negativamente o balanço e o DRE, pois irão gerar mais custos e despesas, e como consequência aumentar as obrigações da empresa. DRE significa Demonstração do Resultado do Exercício e mostra o resultado das atividades da empresa (lucro ou prejuízo) de um determinado período, nesse caso provavelmente mostraria prejuízo. E Balanço Patrimonial mostra como se encontra o Patrimônio da empresa e sua posição financeira em uma determinada data, é a principal demonstração financeira. No balanço o mau gerenciamento poderia mostrar um aumento do passivo da empresa.

4) O que são Ativos?

É um conjunto de bens e direitos da entidade, sendo a parte positiva do Patrimônio. É onde ocorre a aplicação de recursos, de modo que gere lucros para a empresa. As contas do Ativo são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez, de acordo com a rapidez com que podem ser convertidas em dinheiro (ordem de liquidar as dívidas). O Ativo compreende os recursos controlados pela entidade, como resultado de eventos passados, e dos quais esta espera que fluam benefícios econômicos

futuros. Entende-se por Ativo a aplicação de recursos do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. São os bens e direitos da empresa.

5) Pode uma empresa quebrar tendo Lucro e não ter Caixa?

Sim, é possível. Lucro é o excedente das vendas em relação aos custos e às despesas durante um período contábil. Não necessariamente aumenta o caixa. Uma empresa pode se mostrar lucrativa, mas ter problemas de fluxo de caixa devido ao fato de que recebe os valores de suas vendas num instante bem distante em que vencem seus compromissos. É necessário administrar bem o capital de giro (o dinheiro que a empresa precisa reservar para pagar suas contas em dia). O capital de giro está relacionado ao fluxo de caixa e a quantidade necessária para o funcionamento de uma empresa depende da relação entre o tempo que ela demora em receber e o prazo que tem para pagar. Assim, mesmo empresas que tem lucro podem se enrolar se não se atentarem à quantidade de dinheiro em caixa e podem até vir a falir.

6) O que são Passivos?

O Passivo compreende as obrigações financeiras presentes da entidade com terceiros. É a origem de recursos financiados por terceiros, além das obrigações assumidas pela entidade que exigirão desembolso de recursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com