TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃOCom o objetivo de analisar empresa e contador, chegamos ao consenso que ainda tem que mudar muitas mentalidades sobre o profissional contábil, apesar dos grandes avanços. Empresa e contador devem andar juntos para conseguir resultados que a mantenham viva e ajudando no crescimento local e regional.DESENVOLVIMENTOApesar do profissional contábil ser bacharel para exercer a profissão, a falta de profissionais formados, tem obrigado as empresas a buscar no mercado técnicos para suprir as necessidades.

No pensamento de vários empresários o contador serve apenas para emitir guias de impostos, mas o atual mercado de trabalho é muito concorrido e a falta dos profissionais especializados tem deixado uma grande lacuna no setor.

O bom profissional contábil mantém seus clientes informados sobre os vencimentos de tributos, a real situação financeira da empresa, orienta quanto as leis trabalhistas, fiscais, enquadramento correto quanto ao seu regime tributário levando em consideração seu faturamento, para que não pague impostos indevidos.

A contabilidade deve orientar a administração, para que a empresa siga com passos seguros para que se mantenha viva e cresça junto com seus colaboradores aumentando a confiança do empresário para que invista os recursos de maneira correta.

A agropecuária é o segmento que menos tem se relacionado com os contadores de uma forma geral, apesar de nos últimos anos esse quadro tem tido uma reviravolta, devido a muitas mudanças ocorridas nos códigos ambientais e principalmente quanto a leis trabalhistas, e exigência de nota fiscal eletrônica.

O bom profissional contábil mantém seus clientes bem informados, dando suporte com notas explicativas sobre novas leis vigentes, alterações do patrimônio, fazendo a leitura correta de seus balanços e oferecendo as informações aos leigos com paciência e disposição.

A atividade da empresa em questão é a agropecuária, tendo foco na pecuária e iniciando suas atividades na agricultura.

A empresa conta hoje, em seu quadro cerca de oitenta e dois colaboradores com carteira assinada, portanto trata-se de um grupo de grande porte, tendo assim um papel importante para o desenvolvimento do município e região.

A escrituração fiscal da empresa é feita em escritório terceirizado, tendo em vista que quando a empresa iniciou suas atividades, por não terem profissionais disponíveis e o movimento da empresa não ser grande, não seria necessária, a contratação de um profissional contábil, contudo, com o crescimento do grupo, as rápidas mudanças nas legislações e a importância da rapidez com que as informações devem chegar aos proprietários, seria interessante a escrituração na empresa.

O empresário tem como base as informações prestadas pelo seu contador, para analisar a alteração do patrimônio da empresa, tributos a serem pagos, assessoria nos investimentos futuros e planejamento para que a empresa se mantenha no mercado e não venha a falir.

Tendo como base para futuros investimentos as demonstrações contábeis podem auxiliar em quais setores os mesmos devem ser feitos, no entanto, deve-se levar em conta que as demonstrações podem ajudar no dia-dia como por exemplo, em um fluxo de caixa para não deixar que a empresa passe por apertos financeiros.

Estando ligado diretamente ao profissional contábil, a empresa tem várias vantagens, levando em consideração que seja ele o primeiro a saber sobre mudanças ocorridas nas legislações fiscais e trabalhistas tendo assim em tempo real as atualizações.

A empresa possui sua missão bem definida por estar no ramo da pecuária a vários anos, e agora tem um projeto de dez anos para a agricultura, sendo que neste período passara por investimentos e ampliação dos negócios.

A visão do futuro empresarial, como dito antes esta inserida nos dez anos de projeção de crescimento e investimentos na agricultura, por ser um setor desconhecido, para a empresa, esta bem projetada, para que não haja percalços no caminho.

O fluxo de caixa é utilizado na empresa para que os compromissos com os fornecedores sejam quitados no prazo, fazendo com que a empresa tenha boas informações, gerando assim credibilidade.

O cronograma da empresa é bem definido, tendo bem definidos seus direitos e obrigações.

Com um estilo de liderança participativo, a empresa tem um meio de incentivo a mais para seus colaboradores, mesmo que a decisão final seja do líder.

Como o quadro de colaboradores e grande sempre tem conflitos entre lideres e empregados, o que é resolvido pelo setor de recursos humanos, dessa forma, patrão e colaborador são preservados e o índice de processos trabalhistas é zero. Apesar de não terem processos trabalhistas e possuírem divergências, deveria ser mais clara a proposta de emprego feita pelo empregador, assim antes da contratação o futuro colaborador deve tomar a decisão certa de aceitar a proposta ou recusá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com