TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.319 Palavras (14 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 14

INDICE

1.        INTRODUÇÃO        

2.        HISTÓRIA DA CONTABILIDADE E COMO ELA ESTA PRESENTE EM NOSSAS VIDAS        

3.        PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE        

4.        POSICIONAMENTO DO CPC DIANTE DO CFC        

5.        DEFINIÇÕES E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE PASSIVO E PATRIMÔNIO LIQUIDO        

5.1.        PASSIVO (EXIGIBILIDADES)        

5.2.        PATRIMÔNIO LIQUIDO        

6.        CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS CONTÁBEIS        

7.        TIPOS DE SOCIEDADES        

7.1.        SOCIEDADE EMPRESARIA        

7.1.1.        Sociedade em nome coletivo        

7.1.2.        Sociedade em comandita simples        

7.1.3.        Sociedade limitada        

7.1.4.        Sociedade anônima        

7.2.        SOCIEDADE SIMPLES        

7.3.        SOCIEDADE COOPERATIVA        

7.4.        SOCIEDADE ANONIMA (SOCIEDADE POR AÇÕES)        

8.        MUDANÇAS NA LEI DAS S/A        

9.        CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir aborda algumas das teorias da contabilidade, mostrando sua historia e evolução com o passar dos tempos. Mostra como ela esta presente em nosso dia-a-dia e como se tornou importante para a realização satisfatória de empresários, desde as microempresas a organizações bem maiores, como no caso das multinacionais.

        O trabalho esta organizado em nove capítulos, onde o segundo traz uma breve historia da contabilidade e sua evolução. Já no terceiro e quarto abordaremos os Princípios Fundamentais da Contabilidade (CFC) e o posicionamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) referente a tais princípios. As definições e critérios de avaliação de Passivo e Patrimônio Liquido estão subdivididos no capitulo cinco. O capitulo seis traz a classificação dos elementos contábeis seguindo itens propostos pela ATPS. Em seguida, já no capítulo sete mostraremos os tipos de sociedades existentes no Brasil. Enfim falaremos sobre as mudanças na Lei das S/A no capítulo 8 seguido de conclusão.

        A metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas, enriquecidas com vídeos anteriormente sugeridos juntamente com a PLT.


  1. HISTÓRIA DA CONTABILIDADE E COMO ELA ESTA PRESENTE EM NOSSAS VIDAS

A contabilidade vem sendo utilizada a pelo menos 4.000 aC. Tempos remotos em que o homem já sentia necessidade de organizar seu rebanho e utensílios de caça, por exemplo.

Os egípcios criam os primeiros livros contábeis, os quais eram feitos no papiro, deixando assim uma herança que se é utilizada até hoje.

O que conhecemos atualmente como diário, onde são registradas as operações da empresa e de uso obrigatório, surgiu na mesopotâmia, onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais.

O método das partidas dobradas que o matemático Luca Pacioli descreveu em seu livro no ano de 1494 é utilizado ainda hoje como sistema padrão por empresas para registros financeiros que consiste que para cada credito existe um debito dependendo da natureza dos grupos de contas, ou seja, todo lançamento a crédito em uma conta faz com que surja outra conta onde é registrada a mesma importância a debito.

A lei que regulamentava o exercício da profissão foi oficializada em 1770 em Portugal. Anos mais tarde, com a vinda da família real iniciou-se o ensino da contabilidade no Brasil começando então as aulas de comércio da corte em 1810. A partir dai outras escolas surgiram, mas a Associação dos Guarda Livros da Corte é a mais antiga escola profissional da ciência contábil. Isso explica o motivo de que a não muito tempo atrás os profissionais da contabilidade entram intitulados “guarda livros”, onde só geravam informações para o publico interno.

Em 1924 no Rio de Janeiro aconteceu o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade para regulamentar o exercício da profissão e teve como objetivo “estudar todos os assuntos relacionados com a Contabilidade e com o exercício da profissão contábil, visando ao aperfeiçoamento, ao preparo técnico e à evolução moral da classe, definindo a Contabilidade e a escrituração.” (Conselho Federal da Contabilidade, Brasilia, DF – 2008).

Só em 1946 foi sancionada a lei que reconhecia a atividade de Contabilidade pelo presidente Eurico Gaspar Dutra pelo decreto nº 9.295/46.

Enfim, o antigo “guarda livros” se tornou um importante gerador de informações com enfoque gerencial, fazendo planejamentos e prestando consultorias para o melhor desempenho financeiro das empresas.

A contabilidade é utilizada tanto no âmbito pessoal bem como no empresarial de todos os portes, sendo para as empresas, crucial no gerenciamento de seu patrimônio. O objetivo maior da contabilidade é fazer uma prospecção de gastos a fim de visualizar de forma clara o que se pode ou não gastar ou investir em novas aquisições, bens e ou serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (188.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com