TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral Conceito de Capitais

Por:   •  9/10/2023  •  Seminário  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

Contabilidade Geral – Conceito de Capitas

        

RESUMO

Este estudo apresenta uma análise teórica sobre o conceito de capitais na contabilidade. São abordados quatro principais tipos de capitais: capital social, capital de terceiros, capital próprio e capital total a disposição da empresa. Compreender o conceito de capitais é essencial para registrar, mensurar e relatar corretamente as transações financeiras e seus efeitos no patrimônio da empresa.

Palavras-chave: Artigo científico. Contabilidade Geral. Conceito de Capitais.

1. INTRODUÇÃO

Capital é a soma de bens ou recursos que são colocados à disposição da pessoa física, jurídica ou sociedade civil, independente se esses recursos são próprios ou de terceiros. O capital pode ser dividido em capital social, capital próprio, capital de terceiros e capital total a disposição da empresa.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo Tessari, (2013, p.53) Capital Social pode ser chamado de capital nominal, é a origem dos recursos que o proprietário coloca a disponibilização para início das atividades operacionais da empresa.

O capital próprio é composto pelos elementos que fazem parte do

patrimônio líquido e abrange o capital inicial (capital social) investido pelos proprietários, bem como suas variações, que são compostas pelos lucros, quando positivas, ou pelos prejuízos, quando negativas. (Tessari, 2013, p.53)

Capital de Terceiro são recursos que a empresa recebe de terceiros, com empréstimo ou financiamento, são passivos e tem data para serem devolvidos, geralmente com incidência de juros. (Tessari, pag.53)

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentaremos os resultados de nossa pesquisa relacionado com conceito de capital na contabilidade geral, obtivemos por meio da revisão da literatura e análise das fontes relevantes, iremos descrever os principais tópicos do conceito de capitais.

O capital é um componente essencial do património líquido e reflete no investimento dos sócios da empresa. É definido como a parcela residual dos ativos após a dedução dos passivos. Pode ser utilizada como garantia para os credores e é usado para avaliar a capacidade de pagamento de uma entidade.

A pesquisa identificou diferentes tipos de capital como:

  • Capital social que representa os proprietários ou acionistas da empresa e é constituída por ações ou cotas.
  • Capital próprio que corresponde à diferença entre o valor total do patrimônio líquido e o capital social.
  • Capital de terceiros que é o valor total dos passivos não pertencentes aos proprietários/acionistas.

Concluímos que o capital desempenha um papel fundamental no financiamento dos negócios, na garantia dos credores e na avaliação financeira da empresa. Se o capital for mal administrado pode ocorrer sérias consequências a empresa como dificuldades financeiras, perda de oportunidades, impacto na imagem e reputação da empresa. É importante uma gestão adequada do capital para garantir crescimento e sustentabilidade da empresa.

REFERÊNCIAS[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (331.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com