TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Geral - DMPL

Por:   •  21/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 6

Demonstração das Mutações do Patrimonio Lfquido (DMPL)

INTRODUÇÃO

Esta demonstração não é obrigatória pela Lei n° 6.404, mas sua publicação é exigida pela CVM, para as companhias abertas. É de muita utilidade, pois fornece a movimentação ocorrida durante o exercício nas diversas contas componentes do Patrimônio Líquido, isto é; faz clara indicação do fluxo de uma conta para outra e indica a origem e o valor de cada acréscimo ou diminuição do Patrimônio Líquido durante o exercício.

A sua importância refere-se por ser uma demonstração mais completa e abrangente, uma vez que evidencia a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido durante o exercício social, inclusive a formação e utilização das reservas não derivadas do lucro,e servirá também para melhor compreensão em relação ao cálculo dos dividendos obrigatorios. Observa-se, anualmente, em virtude desse aspecto positivo, que a maioria das empresas opta pela sua elaboração.        

Objetivo do trabalho

Por ser uma demonstração mais completa que a demonstração de lucros e prejuizos acumulados esse trabalho tem como objetivo demontrsar a importancia da Demonstração de mutações do Patrimonio Liquido ,bem como a sua elaboração e e procedimentos de escrituração.

Metodologia

Explicar como produzir uma pesquisa cientifica, deve ser feita de tal forma que pela sua descrição, um pesquisador possa reproduzir a pesquisa.

    Nesse sentido, uma pesquisa cientifica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

Os métodos determinam a validade dos resultados obtidos através da pesquisa experimental, se são questionáveis e reproduzíveis.

Na parte da metodologia é importante fazer um bom planejamento de pesquisa e determinar as variáveis dependentes, isto é, se o elemento que será analisado e explicado pela influência que recebe de outras variáveis ela é alterada a medida que o pesquisador altera a variável independente.

A pesquisa e bibliográfica que tem como finalidade colocar o pesquisador em contato com o que já se produziu e registrou a respeito do seu tema de pesquisa,

Diante do exposto temos os procedimentos de uma metodologia cientifica, para elaboração de um trabalho cientifico que resumindo consiste em apresentar o objeto ou a situação a ser pesquisada os meios de realizar a pesquisa, do levantamento dos dados pesquisados para chegar a uma conclusão e a elaboração do relatório final demonstrando a importância da pesquisa e sua conclusão. A abordagem tratada na pesquisa, esta no levantamento dos procedimentos e exemplos de elaboração, da escrituração desta demonstração.

Elaboração e Escrituração da DMPL

Essa demonstração nunca foi obrigatoria pela Lei n 6.404/76, das Sociedades por Ações, mas sua publicação foi exigida pela CVM em sua Instrução n' 59/86, para as ompanhias abertas. Entretanto, e atraves da vigencia do Pronunciamento Ténico CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Contabeis, aprovado pela Deliberação CVM n' 595/09 e tornado obrigat6rio para aplicação pelos demais profissionais pela Resolução CFC n' 1.185/09, que a Demonstração das Mutações do Patrimonio Liquido (DMPL) passa a fazer parte do conjunto completo de demonstrações contabeis.

A demonstração de mutações do patrimonio liquido é de suma importância pela demosntração da movimentação das contas do Patrimonio liquido, ela é superior em detalhes e mais complexa que a Demonstração de lucros e Prejuízos Acumulados, desta demonstração poderemos entender da importância da análise destinação dos lucros e de todas as variações positivas e negativas que afetam do Patrimônio Liquido, destaca-se que na elaboração ad DMPL exclui-se da necessidade de elaborar a DLPA.

Dentre as movimentações que afetam negativamente o Patrimônio Liquido temos, pagamento de dividendos aos acionistas, compra pela empresa de suas próprias ações(ações em tesouraria), prejuízo do exercício, em relação as movimentações que afetam positivamente o Patrimônio Liquido temos: integralização do capital , lucro do exercício e ajustes do exercício anterior que podem afetar positivamente ou negativamente o Patrimônio Liquido.

Existem movimentações que não alteram o Patrimônio Liquido, isto é, não afetam positivamente e negativamente o PL, temos como exemplo o aumento de Capital Social utilizando as reservas, destinação de lucro do exercício para formação de reservas, compensação de reservas, reversão de reservas de lucros para a conta lucros ou prejuízos acumulados.

Conforme pronunciamento CPC 26, no que se refere a DMPL deve apresentar as seguinte informações:

 (a) o resultado abrangente do período, apresentando separadamente o montante total atribuível aos proprietários da entidade controladora e o montante correspondente à participação de não controladores;

 (b) para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos da aplicação retrospectiva ou da reapresentação retrospectiva, reconhecidos de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro;

(c) (eliminada);

(d) para cada componente do patrimônio líquido, a conciliação do saldo no início e no final do período, demonstrando-se separadamente as mutações decorrentes:

    (i) do resultado líquido;

   (ii) de cada item dos outros resultados abrangentes; e

 (iii) de transações comb os proprietários realizadas na condição de proprietário, demonstrando separadamente suas integralizações e as distribuições realizadas, bem como modificações nas participações em controladas que não implicaram perda do controle.

Em relação aos procedimentos a serem seguidos para sua elaboração conforme Manual de Contabilidade Societária (FIPECAFI) temos:

  1. Abrir um papel de trabalho, ou uma planilha eletrônica, dividido em colunas, no qual se transcrevem, no topa de cada coluna, as nomes das contas ou subgrupos, reservando espaço na primeira coluna para descrição da natureza das transações, e a coluna final para o patrimônio liquido total; no caso de demonstração consolidada, ha a coluna da sub-soma das contas que representam o patrimônio liquido dos sócios da controladora, o que como regra e o patrimônio liquidam da própria controladora.
  2. Saldo de abertura - transcrever os saldos de cada conta ou subgrupo na data do Balanço final do exercício anterior. Somar os saldos por conta/subgrupo para preencher a coluna patrimônio Liquido total;
  3. Adicionar ou subtrair os movimentos ocorridos nas referidas contas, no período, abrindo linhas para cada natureza de transação, primeiramente as relativas as transações de capital com os sócios;
  4. Adicionar ou subtrair os movimentos ocorridos nas contas próprias re1ativas aos resultados abrangentes, começando pelo resultado liquido do período, depois os demais resultados abrangentes e, finalmente, as reclassificações para o resultado;
  5.  Adicionar ou subtrair os movimentos das demais mutações internas do patrimônio liquida;
  6. Totalizar, ao final, as colunas, cujos saldos devem coincidir com os saldos do Balanço Patrimonial, e totalizar também as linhas.

MODELO

Tecnicamente, a elaboração da DMPL é bastante simples e seus componentes em linha vertical são os mesmos da DLPA. Na linha horizontal do quadro serão consignados os elementos componentes do patrimônio líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com