TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Intermediária

Relatório de pesquisa: Contabilidade Intermediária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 4 –Contabilidade Intermediária

ETAPA 1, PASSO 1:

Introdução à Estatística

Segundo Larson,Ron (2011 pg 2) a estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Para se fazer uma estatística precisamos fazer um levantamento de dados, esses dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Existem dois conjuntos de dados que são chamados populações (conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse enquanto que amostra é um subconjunto de uma população.

Segundo Larson,Ron (2011 pg 4), o estudo da estatística se divide em dois ramos principais, e estatística descritiva que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados, enquanto que a estatística inferencial é o ramo que trata de tirar as conclusões sobre uma população a partir de uma amostra, nesse caso a ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Segundo Larson,Ron (2011 pg 6) existem dois tipos de dados, os qualitativos que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos e os dados quantitativos que consistem em medidas ou contagens numéricas. Existem quatro tipos de níveis de dados: os dados que estão em nível de medida nominal são somente qualitativos ,os dados que estão em nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos, os dados no nível intervalar de medida são quantitativos e os dados de nível racional de medida são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente. O zero inerente é o zero que significa “nenhum” .

Segundo Larson,Ron (2011 pg 13) para se coletar dados para uma estatística podemos fazer um censo, usar uma amostra , usar uma simulação ou realizar um experimento.

Segundo Larson,Ron (2011 pg 14) existem várias técnicas de amostragem, é importante que as técnicas sejam apropriadas para que se garanta resultados confiáveis, podem ser utilizadas amostras aleatórias, aleatórias simples, estratificadas, por agrupamento , sistemática ou de conveniência.

PASSO 2:

Aplicações das Pesquisa Estatísticas

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma indústria de fundição do Norte Catarinense.

A empresa produz blocos para veículos auto motores , nesse caso, foi aplicado a estatística para análise da qualidade e da capacidade da indústria, visando melhorias dos processos e condições dos operadores e responsáveis pelo monitoramento e processos da empresa .

Foram feitos estudos preliminares dos dados fornecidos pela empresa e também pelos dados fornecidos através de olhares mais técnicos, a partir desses dados foram elaboradas tabelas e gerados vários tipos de gráficos de controle :

Gráfico das observações individuais (Xi)

Gráfico da Amplitude Móvel (MR)

Gráfico da Soma Cumulativa (CUSUM)

Gráfico da Média Móvel Exponencialmente Ponderada (EWMA)

Após análise dos índices de capacidade do processo , ficou concluído através dasestatísticas que a empresa trabalhava com um processo estável , porém, ficou evidenciada a presença de pequenas oscilações em torno da média, como mostrado nos gráficos EWMA e CUSUM. Foi recomendado um controle estatísticos no processo de recomposição dos componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido, alcançando redução significativa de variações do processo, tendo em vista que é um dos possíveis fatores que influencia nos resultados dos testes de tração dos mesmos.

Fica registrado nesse caso a importância do controle estatístico no processo da indústria.

Conceito e aplicações da Estastística

A estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e informações para controle de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.

No Brasil o IBGE é um órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficial do País.

A estatística pode ser usada como ferramenta em várias ciências , as empresas modernas estão cada vez mais utilizando dados estatísticos para melhorar seus processos, definir suas metas , identificando seus pontos fracos na melhoria contínua dos processos.

Hoje em dia a estatística é muito utilizada nas indústrias, nas áreas de RH, em Universidade e instituições de pesquisas, nas áreas de marketing e análise de mercado, em áreas financeiras e banco.

Na engenharia as aplicações concentram-se fundamentalmente no controle do processo e de qualidade.

Abaixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com