TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Questão

Ensaio: Contabilidade Questão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Ensaio  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 01– Cite cinco usuários da informação contábil. Descreva sobre a finalidade da informação contábil para cada um destes usuários. (2 PONTOS)

(1) Investidores. Os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz. Eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.

(2) Empregados. Os empregados e seus representantes estão interessados em informações sobre a estabilidade e a lucratividade de seus empregadores. Também se interessam por informações que lhes permitam avaliar a capacidade que tem a entidade de prover sua remuneração, seus benefícios de aposentadoria e suas oportunidades de emprego.

(3) Credores por empréstimos. Estes estão interessados em informações que lhes permitam determinar a capacidade da entidade em pagar seus empréstimos e os correspondentes juros no vencimento.

(4) Fornecedores e outros credores comerciais. Os fornecedores e outros credores estão interessados em informações que lhes permitam avaliar se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos. Os credores comerciais provavelmente estão interessados em uma entidade por um período menor do que os credores por empréstimos, a não ser que dependam da continuidade da entidade como um cliente importante.

(5) Clientes. Os clientes têm interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, especialmente quando têm um relacionamento a longo prazo com ela, ou dela dependem como fornecedor importante.

Questão 02– Como são classificadas, estruturadas e organizadas as transações e os eventos econômicos que acontecem a cada instante na economia por meio de indivíduos ou de entidades. (3 PONTOS)

Estão classificadas da seguinte forma:

- Primeiro Setor: envolve o governo, seja federal, estadual ou municipal. A finalidade é obter recursos de maneira compulsória, por meio dos tributos, e aplicá-los visando à distribuição de renda, a estabilidade da economia ou mesmo prover algum bem ou serviço para a população. A organização do Estado (primeiro setor) pode ocorrer através da administração direta ou indireta.

- Segundo Setor: incluem as entidades que visam obter resultados financeiros para seus proprietários. No segundo setor, os proprietários estão interessados em explorar atividades que possam produzir estes resultados. A nossa legislação permite uma série de formas de entidades. A mais complexa é a sociedade anônima de capital aberto, que possui capital negociado na bolsa de valores.

- Terceiro Setor: reúne as entidades não governamentais que têm por finalidade fornecer algum bem ou serviço, geralmente para pessoas carentes. estão organizadas em:

- Associações: são pessoas jurídicas formadas pela união de pessoas com objetivo comum, sem finalidades lucrativas.

- Fundações: são entes jurídicos que têm por característica o patrimônio, podendo ser constituídas para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com